stdlib: Missão da Equipe para Padrões Abertos Livres

Padrões Abertos Livres são a solução para dificuldades em assegurar o acesso irrestrito e permanente a informações através de programas de computadores e a sua interoperabilidade. Tais padrões, muitas vezes conhecidos como Padrões Abertos, alcançam os objetivos de promover interoperabilidade e evitar aprisionamento por fornecedores.
http://www.fsfla.org/stdlib/def

Se alguém puder vetar o desenvolvimento, melhoria, distribuição, comercialização ou uso das implementações do padrão (seja um participante no processo da padronização ou não), ou, através da imposição de condições não razoáveis, vetar a melhoria, distribuição, e publicação da especificação do próprio padrão, nós o chamaremos de padrão proprietário.

O poder impor tais proibições pode ter origem de diferentes fontes.

Um padrão incompleto, envolvendo o uso de tecnologias ou conhecimento não coberto pelo próprio padrão, permite quem quer que controle tais tecnologias (digamos, algum software de infra-estrutura não coberto por outros Padrões Abertos Livres) ou conhecimento (digamos, protocolos auxiliares, formatos de arquivo, chaves criptográficas) para exercer o poder de obstruir seletivamente implementações do padrão e de seus usos. Os padrões que dependem de outros padrões proprietários ou de outras informação secreta são efetivamente padrões proprietários.

Uma outra fonte do poder são as patentes. Os padrões podem e são freqüentemente cobertos por patentes. Isto por si só não impede um padrão de ser Livre e Aberto, embora a existência de patentes do software seja sempre uma injustiça. Se as coberturas das patentes forem licenciadas para qualquer um implementar, sem limitações, as patentes não tornam o padrão um padrão proprietário. Mas se o detentor da patente se reserva o poder de veto de implementações do padrão, ou de versões dele derivadas, por qualquer razão, então ele é um padrão proprietário.

Não é possível exagerar a importância dos Padrões Abertos Livres para codificar e decodificar a informação publicada por governos aos cidadãos, informação trocada entre população ou organizações, e mesmo a informação armazenada a longo prazo.

Qualquer um que já precisou acessar uma informação em um documento codificado dentro de um formato não documentado ou um padrão proprietário, quando o software necessário para descodificá-lo não está disponível, se sentiu tão desamparado quanto alguém olhando um texto escrito em uma língua representada com símbolos sobre os quais a pessoa não sabe quase nada. Imagine hieróglifos Egípcios sem uma pedra de Roseta.

Por favor nos ajude a divulgar informação, lutar contra estas ameaças à sociedade e promover o uso de Padrões Abertos Livres. Trabalhe conosco e com seus órgãos de padronização nacionais para assegurar que os Padrões Abertos Livres internacionais sejam adotados como padrões nacionais. Vamos garantir que novos padrões sejam Padrões Abertos Livres, e que tais padrões sejam largamente adotados. Isto conterá e, no long prazo, reduzirá os efeitos prejudiciais à sociedade de padrões proprietários, como a indução, a preservação e a extensão dos monopólios.

Queremos sua ajuda para manter em nosso Wiki informações sobre o que os cidadãos, organizações, corporações e governos em nossa região podem fazer para promover a adoção de Padrões Abertos Livres, e para assegurar que somente Padrões Abertos Livres sejam aprovados e adotados pelos órgãos de padronização nacionais e internacionais. Nós gostaríamos de pedir que você acrescente, corrija e atualize informações nela, e junte-se a nós na lista de e-mail stdlib@fsfla.org.
http://www.fsfla.org/svnwiki/stdlib
http://www.fsfla.org/mailman/listinfo/stdlib


Copyright 2007, 2008 FSFLA

Permite-se distribuição, publicação e cópia literal da íntegra deste documento, sem pagamento de royalties, desde que sejam preservadas a nota de copyright, a URL oficial do documento e esta nota de permissão.

http://www.fsfla.org/svnwiki/stdlib/mision