Quer participar?

A Fundação Software Livre América Latina convida permanentemente a todas e todos os promotores, desenvolvedores, entusiastas e ativistas do Software Livre nos países da América Latina a se tornarem membros ativos de nossa organização com a finalidade de estabelecer um tecido social das iniciativas que se estejam planejando ou executando em toda a nossa região.

Toda pessoa, grupo ou organização que deseje fazer parte da FSFLA poderá fazê-lo. Será necessário somente informar sobre as atividades locais que se estejam conduzindo em sua região a favor do Movimento Software Livre ou tomar parte ativa kem algum comitê ou grupo de trabalho de nossa organização.

Benefícios:

  • Estará contactado com as atividades dos países da América Latina relacionados com o o Movimento Software Livre.
  • Será convidado a tomar parte de campanhas e estratégias a favor do Software Livre de forma coordenada com outros membros na América Latina.
  • Poderá tomar parte das reuniões que fazemos em alguns dos países.
  • Poderá representar a organização (com algumas condições) para promover e defender o Software Livre.
  • O melhor benefício de todos: trabalhar em família pelo Software Livre.

Requisitos

O único requisito é estar de acordo, sem reservas, com as seguintes premissas:

  • Defender os direitos e as liberdades de usuários e desenvolvedores de software;
  • Lutar pela sua liberdade e a dos demais de executar o software que usem para qualquer propósito que quiserem;
  • Lutar pela sua liberdade e a dos demais de estudar seu código fonte se quiserem e adaptá-lo para que faça o que quiserem;
  • Lutar pela sua liberdade e a dos demais de copiá-lo, distribuí-lo e publicá-lo quando quiserem, com ou sem melhorias que possam ter feito, de forma que você, nós e todos possamos usar computadores em liberdade.
  • Alertar explicitamente sobre os perigos do Software Privativo nas porcentagens que sejam, pois uma pequena peça binária da qual não se conheça seu código fonte pode cancelar em grande medida as liberdades de muitas outras partes do Software e suas liberdades como usuario (ou como grupos, instituições e países) que faz uso de tecnologias da informação.

Áreas de Atuação

Existem diversas formas diretas e indiretas de participar e contribuir com o trabalho e os objetivos da FSFLA. Cada uma dessas seções tem sua lista de correios para se organizar. Por favor, assine e envie e-mail e incluir apresentar uma proposta detalhada para a sua participação e prepuestas que você gostaria de levar ou contribuir.

  • Anúncios:: Informações regulares sobre o nosso trabalho, tais como boletins mensais e divulgação de anúncios para imprensa.
  • Discussões: Lista geral de discussões sobre assuntos relacionados ao Software Livre, seu uso, distribuição e desenvolvimento na América Latina.
  • Traduções: Para todas as pessoas que puderem colaborar com tradução de documentos, páginas, boletins e outras informações necessárias para o trabalho da FSFLA em algum dos idiomas de trabalho da organização.
  • Campanha contra DRM: Se você quer participar da luta contra a ameaça dos DRMs (Gestão Digital de Restrições) na América Latina, una-se ao grupo da campanha contra DRM.
  • Campanha contra "Softwares Impostos": Se você quer participar da Campanha da FSFLA contra "Softwares Impostos", mande para esta lista suas idéias, sugestões e denúncias.
  • Padrões Abertos Livres: Se você tem interesse em se envolver em ações de divulgação e incentivo ao uso de padrões que promovem interoperabiliadde e evitam monopólios e dependências exclusivas, e de denúncia e oposição a padrões proprietários, este grupo é para você.
  • Iniciativa (GNU)2: Para aumentar o contato da FSFLA com comunidades e ativistas comprometidos com o Software Livre na América Latina, criamos a iniciativa de Grupos Nacionais de Usuários GNU (GNU GNU). Se você é membro de uma organização como essas ou gostaria de formar uma e quer trocar experiências, inscreva-se na lista.
  • Questões Legais: O grupo de assuntos legais da FSFLA se dedica a análise de tudo que esteja relacionado com aspectos jurídicos do Software Livre e o impacto das legislações, normas vigentes, tratados de livre comércio e outros processos legais sobre o uso, distribuição e desenvolvimento de Software Livre.
  • Eventos, stands e promoção: Discussões sobre presença da FSFLA em eventos, preparação de stands e material promocional, voluntariamento para presença em stands em eventos para apresentar a filosofia do Software Livre, trabalho e objetivos da FSFLA, da rede de FSFs e do projeto GNU ou simplesmente apresentar nossos materiais de divulgação: camisetas, pins, folhetos, bandeiras, adesivos, etc.
  • Sítio Web: O sítio web da FSFLA está em permanente construção. Informação pertinente sobre Software Livre na zona de atuação da FSFLA, sejam notícias, eventos, legislação, política, etc, podem ser apresentadas no sítio e são sempre bem-vindas.
  • Educação: Para cumprir com um dos objetivos prioritários da FSFLA, temos uma lista de e-mail para discussão sobre Software Livre na educação, à qual convidamos acadêmicos, educadores e ativistas interessados.
  • Modelos de Negócios: Também está ativa a lista de correios para trabalhar em modelos de negócios e assistência a projetos lucrativos, quer sejam individuais ou coletivos, empresariais, cooperativos ou de profissionais independentes que desejem trabalhar em empreendimentos baseados em Software Livre.
  • Administração Pública: Este grupo tem como objetivo de apoiar as administrações públicas e entidades governamentais que já trabalham em Software Livre ou estão avaliando a decisão política de incorporá-lo a suas agendas.
  • Imprensa: Se você trabalha na área de imprensa e difusão e quer colaborar com o trabalho de comunicação da FSFLA, contamos com uma lista para este fim. Ainda que as informações tratadas na lista não sejam confidenciais, a divulgação coordenada de anúncios é desejável, por isso solicitamos aos leitores e participantes que aguardem anúncios oficiais antes de divulgação.

Entre em contato

Quando estamos conectados podemos ser encontrados no irc.libera.chat no canal #fsfla.

Também podemos ser contactados por correio no endereço info@fsfla.org.

Boas vindas

Você é benvinda ou benvindo a tomar parte ativa da FSFLA integrando os esforços em prol do Software Livre em nosso continente!