Hoje ocorre a reunião na ABNT tratando da proposta de padronização do formato Microsoft Office Open XML (OOXML), para fazer oposição ao padrão internacional da ISO, o ODF (Open Document Format).

Eu ia à reunião, em São Paulo, mas escorreguei na chuva ontem e caí em cima do joelho. Na hora, achei que não foi nada. Mais pro fim da tarde, inchou um pouco e começou a doer muito. Acabei decidindo que não valia pena arriscar o joelho pra ir à reunião, já que Pedro Rezende, que já ia à reunião de qualquer maneira, se prontificou a representar também a FSFLA.

Fernanda Weiden, da FSFLA, traduziu as seis perguntas que a FSFE formulou para os órgãos nacionais de padronização. Confira!

Aproveito pra convidar quem quiser atuar na área de ?padrões abertos livres pra entrar na lista stdlib@fsfla.org, onde a gente pretende começar a atuar nessa frente.

Aproveitem para assinar a petição contra o OOXML, uma proposta de padrão que viola diversos outros padrões internacionais, não alcança interoperabilidade por ser incompleta, apesar de suas milhares de páginas, e só faz preservar e estender o monopólio sobre suítes de escritório que o ODF, que já tem implementações disponíveis para diversas suítes (OpenOffice.org/BROffice.org, KOffice, Abiword) e até para Microsoft Office, com mais de um plugin funcional já disponível.

Hoje, às 19h (horário de Brasília), Pedro Rezende da FSFLA e da UnB e Jomar Silva, da ODF Alliance, vão discutir o tema "Quando um Padrão vem com Patrão e você não leu no Estadão. ODF versus OOXML" no [[http://www.4linux.com.br/boteconet/|BotecoNet da 4[GNU]Linux]]. Não percam!

Até blogo...