Experimenta! Trisca!

Alexandre Oliva

Publicado na décima-nona edição, de outubro de 2010, da Revista Espírito Livre.

BUEMBA! BUEMBA! Mosquito Zumbi Urgente! O Esculhambador-Geral do Quilombo! Direto do Planeta da Piada Pronta!

Lançaram uma distro dita dez perfeito em 10/10/10. Rárárá! Não sabem fazer conta! Não dá 10, dá 1/10, vão pra exame em matemática! Rárárá! Precisando de 9,9! Rárárá! Aposto que o 0,1 é o número de ubuntuários que conseguem se livrar do software privativo que ele instala e depois rebootar! Rárárá! Tem que remover até o kernel! RÁRÁRÁ!

Ubuntu: sou o que sou por causa do que todos somos. Não é Livre porque os usuários não são Livres, são escravos, prisioneiros! Rárárá! Piada pronta! Se fosse Livre, tinha que chamar Huru-buntu. RÁRÁRÁ!! Livre para voar, mas sem deixar esquecer o fedor da senzala sempre suja, do navio que chegava ao Porto de Galinhas: fedor de urubu. Rárárá!

E tem um amigo meu que diz que não é fedor, é fedora. Rárárá! Condenados a CentOS anos de prisão, não pelo juiz, mas pelo RHEL, aquele GNU/Linux desRHEGLado, agnústico! RÁRÁRÁ! Não se comprometem com o GNU, e nem com mandrakaria nem com pitaco do oráculo saem todos os blobs do Linux. Rárárá! Aliás, o oráculo tá mais pra obstáculo! RÁRÁRÁ! LibreOffice e GNU/Linux-libre neles!

E esse negócio de disputa de distros parece briga de torcida em loja de brinquedo no dia das crianças. Rárárá! É um tal de pinguim pra lá e pra cá, camisa de time, CD, DVD, livro, Caixa Mágica, Pandorga, bastão de açúcar, fantasia de curumim, de Chapeuzinho Vermelho, Suzy... Uma Barbie-ridade! Rárárá!

E aí, enquanto a torcida briga sobre qual time faz gol contra mais bonito, não faz bom uso da liberdade de escolha e um monte de vendedor vai abertamente engambelando os trouxas. RÁRÁRÁ!!!

Antituxanês Reloaded, a Missão. Continuo com a minha heroica e mesopotâmica campanha Morte ao Tuxanês. Faz tempo que vi um exemplo irado de tuxanês. Todo o software aplicativo instalado por default é software livre. Rarará! Menos direto impossível. E o software privativo que não é aplicativo, como firmware, drivers, que também é instalado por default? E o software privativo que vem com o próprio Tux? Tuxanês são tertúlias flácidas para bovino conciliar o sono. O GNU e o Freedo não caem nessa rede! Viva o antituxanês. Viva o Trisquel, GNU com Linux-libre, versão 4.0 LTS lançada no dia da liberdade de software!

E atenção! Cartilha do Lelês. O Orélio do Lelé. Mais um verbete do ChapeLeléiro Maluco. Firmware: software que não roda no processador principal, portanto não é software. Rárárá!!! É mole? Até que é firme, mas não é duro que nem o meu hardware! Rárárá!!! É mole, mas sobe! Ou como disse aquele outro: "É mole, mas trisca pra ver o que acontece!".

Nóis sofre, mas nóis goza. Hoje só amanhã. Vai indo que eu não vou! Que vou pingar meu colívrio antiblóbeno, pra ver que tavam me engambelando também. Rárárá! Aí vou dar uma Triscadinha e entrar de cabeça! Rárárá! Experimente, trisque você também! Vai ver como o sistema levanta bonito quando tá Livre! RÁRÁRÁ!!!


Copyright 2010 Alexandre Oliva

Cópia literal, distribuição e publicação da íntegra deste artigo são permitidas em qualquer meio, em todo o mundo, desde que sejam preservadas a nota de copyright, a URL oficial do documento e esta nota de permissão.

http://www.fsfla.org/svnwiki/blogs/lxo/pub/trisca