Uau, é primeiro de abril. É, não acredite na data do envio. Está no fuso horário errado.

Isto parece o dia (ou noite) perfeito para lançar meu blog. Eu mesmo mal posso acreditar ;-)

Em "Blongando por Liberdade", vou despejar pensamentos sobre moral, ética e desenvolvimento de Software Libre e o que mais parecer relevante, interessante ou não.

Venho ensaiando fazer isso já faz um tempo, mas nunca chegava a dar o passo, porque eu vinha procurando um nome que me deixasse satisfeito. Eu tinha considerado ChangeBLog e El Kablong!, mas descobri que já tinham sido usados.

Mas desta vez, eu encontrei, e sou grato à Fernanda G. Weiden pelo apoio e por me ajudar (mesmo sem saber) a encontrar o nome.

É, isso mesmo! Outro dia, ela estava me dizendo como eu gostava de escrever então eu devia ter um blog.

Eu provavelmente não deveria mencionar que ela estava educadamente reclamando sobre mais um artigo que eu escrevera que acabou longo demais. Oops, já foi ;-)

Mas então, tá certo, eu raramente me pego resmungando por parágrafos e mais parágrafos. Sério! Se eu me pegasse, provavelmente não os enviaria desse jeito.

De todo modo, a idéia de que eu escrevo textos que acabam longos demais fez um click. Blong!, eu pensei. Caiu bem. (Blong, em inglês, combina Blog com long, que quer dizer comprido.)

Era bonitinho, mas não era suficiente. Não tinha nada que ver com a sede de liberdade que eu pretendia cobrir no blog. Então me ocorreu que "longing" tem justamente a ver com sede, no sentido de anseio ou desejo, e daí para "Blonging for Freedom" (ou "Blongando por Liberdade"), foi só um pequeno passo para um homem (e um insignificante para a humanidade, devo admitir :-)

Uma vez que eu tivesse um nome com o qual eu estivesse satisfeito (gostou? escreva! não? tudo bem, eu não ligo :-), era só questão de conseguir aprovação dos outros membros da FSFLA pra usar este espaço, pra eu poder usar marcações do svnwiki sem ter de descobrir como instalá-lo. E então...

Ó, mãe, tá aqui meu blog. Ou blong.

Ah, a propósito, eu normalmente não falo pela FSFLA (e às vezes nem por mim mesmo!), então nada aqui se deve supor como representando opiniões, posições, etc da FSFLA, a não ser que isso se indique explicitamente.

Obrigado por sintonizar, espero que você aprecie a viagem. Coloque seus comentários pra cá, ou mos envie por e-mail: lxoliva@fsfla.org

Até blogo...