A edição nº 25 da Revista Espírito Livre, de segundo aniversário, se dedica a distribuições 100% Livres de GNU/Linux. Escrevi, sobre o tema da capa, “Gato por Libre”, além de relatar minha viagem para o FLISoL Bogotá e entrevistar Rúben Rodríguez Pérez, líder do Trisquel GNU/Linux. A revista também trouxe cópia do anúncio do IRPF-Livre 2011 e artigos de Hélio Ferreira e Wilkens Lenon que gostei muito.

Como fiz na edição de aniversário anterior, relembro aqui minhas contribuições das edições ao longo do ano:

  • P2Plano B propõe esteganografia como técnica para tentar contornar a crescente invasão de privacidade sobre os meios de comunicação eletrônicos.

  • Portabilidade de Software propõe estender as leis de defesa do consumidor para garantir o direito de contratar outro prestador de serviços de software quando o prestador original não atender bem, sem precisar abandonar o software utilizado.

  • Mitologia Grega 4: Um Toque de Midas simula uma entrevista com o rei mitológico, em que se critica a expansão dos privilégios concedidos através de direitos autorais e patentes, em detrimento da sociedade, propondo o fim dessas intervenções estatais e monopólios artificiais, em favor do livre mercado.

  • Dia dos Pais conta sobre um presentão que ganhei de minha filha no dia dos pais: o dia em que ela pediu Windows pela primeira vez mas, depois de uma conversa em que expliquei o que era, não o quis mais. Lindinha! :-)

  • Pragmatismo Sustentável na mesma edição, de agosto, sobre sustentabilidade, critiquei o absurdo do sacrifício progressivo da liberdade como estratégia para alcançá-la, e expliquei o pragmatismo sustentável do Movimento Software Livre.

  • Preto no Branco faz um contraponto à entrevista com Linus Torvals, na mesma edição, defendendo os valores binários em temas que relacionados à opressão, e criticando os códigos binários que Linus inclui em sua distribuição.

  • Experimenta! Trisca! imita o colunista José Simão, zoando com distros não-Livres e convidando a “Triscar” com Trisquel GNU/Linux.

  • Pirataria, sobre o tema da capa, compara os ferozes e sanguinários piratas de outrora com os corsários corporativos de hoje em dia, que nos roubam a cultura promovendo privilégios anti-sociais como direitos autorais e patentes.

  • Dormindo com o Inimigo compara o fictício marido da personagem de Julia Roberts com os abusos cometidos pelos inimigos que se infiltram em nossos lares através de tecnologias privativas.

  • Em Presas fala de evitar se tornar dependente ou ser obrigado a dividir seus lucros com fornecedores monopolistas.

  • Voar Preciso conta um sonho que tive com gnus presos em zoológicos e insetos gigantes levando humanos a formar comunidades livres com eles.

  • Linguagem para Programar desmascara algumas técnicas linguísticas que usam para programar nossas mentes contra nossos próprios interesses.


Aproveitei a oportunidade para publicar aqui a versão digital de “Liberdades, Exclusão e Licenciamento de Software e Outras Obras Culturais”, capítulo que escrevi para o livro “A Revolução do Software Livre”, editado pela Comunidade SoL, de Manaus.

Até blogo...