Acabo de chegar de São Paulo, onde fui convidado a explicar, no INFO@Trends, por que rompi com o Google.

No finalzinho do bate-papo, mencionei uma história que o prof Júlio Neves, especialista em programação Shell e um dos desenvolvedores do histórico Unix da COBRA.

Conta ele que o que se passou na guerra entre Argentina e Inglaterra por uma ilha que estes chamam Falklands e aqueles, Malvinas. Antes da guerra, a Argentina comprara da França equipamentos militares, inclusive torpedos. O problema é que a França era aliada militar da Inglaterra, e por isso, na guerra, um sinal enviado por navios e submarinos ingleses ativava um mecanismo de proteção contra fogo amigo presente na programação dos torpedos dos aliados militares, de modo que não explodiam.

Por essas e outras que faz todo sentido a força aérea brasileira exigir transferência completa da tecnologia dos aviões que pretende comprar. Já imaginou se, na hora que precisássemos, os aviões resolvessem não funcionar, por conta do software que os controla? Não dá pra brincar com isso, é questão estratégica!

Assim como o software do qual você e sua empresa dependem para se defender no mercado! Já pensou se o fornecedor decide puxar o seu tapate, por conta própria ou ordem judicial?

Até blogo...