Continuando 2007-05-10-microsoft-10.pt, hoje saiu a matéria na Folha de S. Paulo, da jornalista Katia Arima, que foi quem me desafiou a apresentar as 10 razões pra não gostar da Microsoft.

O texto completo é só para pagantes, mas tem uma chamAda :-) no AdaDigital.net.

O texto saiu bem morno, em comparação com o material que ofereci, muito pouco aproveitado. Nada de DRM à Vista ;-), nada sobre ODF x OpenXML ou padrões IEca x W3C, nada sobre patentes de software (um tema reaquecidíssimo no momento, ainda que provavelmente depois do fechamento da reportagem), pouco sobre insegurança, em parte derivada do também não mencionado emburrecimento planejado do usuário, ou sobre a iminente queda do império do mau exemplo.

Pelo menos o ponto mais importante, o de todo usuário dever ter as liberdades, fechou a reportagem, e foi reproduzido na chamAda. Infelizmente, corrompido, ainda que entre aspas, com a remoção de "apenas" 3 das 4 liberdades fundamentais. O texto que publiquei dizia:

Para não se tornar escravo do software e de seu fornecedor, todo usuário de software deve ter as liberdades de executar o software para qualquer propósito, estudá-lo e adaptá-lo às suas necessidades, e compartilhá-lo com outros, com ou sem modificações.
http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt.html

Fica ainda evidenciada ou a ignorância ou a má-fé do corpo editorial ao utilizar o termo Linux para se referir ao sistema operacional GNU/Linux, pois o texto diz:

[...] licença GNU GPL. Essa é a licença de direito autoral usada em mais de 70% dos Softwares Livres, entre eles o Linux, o "núcleo" mais comumente usado com o sistema operacional GNU. Muita gente veio a conhecer essa combinação, corretamente chamada GNU/Linux, somente pelo nome dessa peça de software menor, mas não menos tecnicamente relevante: o Linux. Muitos chamam o sistema operacional pelo nome errado por ignorância; os demais, por má fé, para não dar o crédito ao projeto GNU que o próprio autor do Linux achou por bem dar quando lançou seu programa.
http://www.kernel.org/pub/linux/kernel/Historic/old-versions/RELNOTES-0.01

ainda escrevi à Katia:

chamá-lo de Linux é ignorância ou má fé. Depois desse meu esclarecimento, certamente não há mais ignorância a respeito, e espero que não haja má fé também ;-)

Chato, né? :-(

De todo modo, deixo o agradecimento à Katia porque, apesar de tudo, foi um passo à frente, e certamente deu um trabalhão depurar toda essa informação de tantas fontes em um texto coerente e sucinto. Continuamos na luta!

Mas registro também a decepção porque foi um passo bem menor do que poderia ter sido.

Até blogo...