GNUvidades da FSFLA
Boletim #26
Outubro/Novembro de 2007

1. Notícias e Eventos
2. Procura-se ajuda

1. Notícias e Eventos

Oscar Valenzuela palestrou no 2º Fórum de Desenvolvimento e Testes de Software em Guanajuato, México.
http://www.2forosw.org/ (em espanhol)

Pedro Rezende palestrou no V Votobit em Monterrey, México, e no 2º Festival de Software Livre de Brasília.
http://votobit.org.mx/ (em espanhol)
http://www.festivalsoftwarelivre.org

Alexandre Oliva palestrou no V Fórum Software Livre do Rio de Janeiro e na Convención Visión 2007 e no II ./Freedom and Open Source Day em Lima, Peru, e teve presença virtual no Encontro Mineiro de Software Livre em Lavras, Minas Gerais. Agradecimentos a José Monserrat por se oferecer para apresentar "Software Livre e a Matrix".
http://www.forumsoftwarelivre.org.br/
http://www.usmp.edu.pe/convencion2007/ (em espanhol)
http://www.usmp.edu.pe/fosd/ (em espanhol)
http://emsl.softwarelivre.org/

FSFLA agradece às várias organizações de Software Livre no CaFeConf 2007 que ajudaram a distribuir folders da FSFLA e a promover a causa do Software Livre. Esperamos que no próximo ano não haja tantas surpresas infelizes impedindo uma presença mais forte da FSFLA.
http://www.cafeconf.org/ (em espanhol)

Fernanda Weiden palestrou no I Fórum Software Livre em Lisboa, Portugal.
http://www.softwarelivre.com.pt/

Alfredo Rezinovski deixou sua posição de observador do conselho da FSFLA.


FSFLA está planejando uma forte presença no Latinoware, de 13 a 14 de novembro. Pedro Rezende, Alexandre Oliva e nossos observadores do conselho Daniel Yucra, Anahuac de Paula Gil, Felipe Augusto van de Wiel e Richard Stallman estarão lá. Apareça em nosso estande para nos dar uma mão e pra conversar sobre a FSFLA e Software Livre em geral.
http://www.latinoware.org/

Richard Stallman vai palestrar bastante na América Latina neste mês. Ele está no México de 9 a 12 de novembro, depois no Brasil de 14 a 21 de novembro, em Foz do Iguaçu (dia 14, no Latinoware), Salvador (dias 16 e 20), Brasília (dia 19, no SERPRO e na Unieuro) e São Paulo (dia 21 na USP-Butantã), e no Equador em 23 de novembro.
http://www.fsf.org/events/index_html/document_view (em inglês)
http://www.fsfla.org/svnwiki/blogs/lxo/2007-11-11-rms-br

Alexandre Oliva vai palestrar no S[G]LUD VI, em Bogotá, Colômbia, de 3 a 7 de dezembro.
http://glud.udistrital.edu.co/slud6/ (em espanhol)


Uma versão encurtada em inglês da entrevista do RMS para a Computerworld Brasil foi publicada, depois da publicação anterior das GNUvidades que mencionou a entrevista completa em português.
http://computerworld.uol.com.br/mercado/2007/09/11/idgnoticia.2007-08-23.1171671836/
http://www.linuxworld.com/news/2007/091107-stallman-on-free-software-torvalds.html (em inglês)

Nosso artigo sobre as transgressões da Receita Federal no tocante ao IRPF foi publicado na 2ª edição da Revista do IBDI.
http://www.fsfla.org/svnwiki/texto/denuncia-irpf.pt

Cidadãos do estado de Minas Gerais encontraram severas limitações aos serviços on-line oferecidos pela companhia distribuidora de energia elétrica daquele estado, CEMIG, quando seu sítio foi modificado de modo a exigir o uso do Internet Explorer. A comunidade de Software Livre fez pressão e, depois de seis semanas, o sítio passou a aceitar novamente navegadores Livres que seguem Padrões Abertos Livres para a Internet.
http://firefoxneles.nababu.org/?cat=14
http://stoa.usp.br/gnusp/weblog/7655.html

A compra da Receita Federal de quase 45 mil cópias de Microsoft Office 2007 continua suspensa, e o TCU, tribunal responsável por fiscalizar gastos de agências do governo federal, publicou um relatório rejeitando as pífias desculpas da Receita Federal por sua escolha de Software não-Livre.
http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-brasil/2007-October/022106.html
http://www.fsfla.org/svnwiki/stdlib/offdoc/srf-office/

2. Procura-se ajuda

A FSFLA depende de trabalho voluntário de entusiastas do Software Livre. Se você pode e quer ajudar, por favor entre em nossos grupos de trabalho. Se você preferir trabalhar em outro projeto, por favor sugira em discusion@fsfla.org.
http://www.fsfla.org/svnwiki/about/participate.pt.html

O banco brasileiro ABN AMRO Real recentemente anunciou que exigiria que seus clientes instalassem um plugin não-Livre para o Internet Explorer para ganhar acesso aos serviços de netbanking. A comunidade de Software Livre brasileira se mobilizou e, até o momento, conseguiu que o banco permitisse a clientes pedirem, em caráter individual e temporário, a desativação da exigência do plugin. O banco afirma estar desenvolvendo um plugin para o Mozilla Firefox que deve rodar em GNU/Linux também, mas devemos deixar claro ao banco que qualquer plugin não-Livre é ética e moralmente inaceitável, e uma ameaça à escolha e à segurança dos clientes. Por favor peça ao banco para desabilitar essa exigência para você e diga-lhes que você não quer Software não-Livre imposto a você, nem mesmo plugins.
http://br-linux.org/linux/banco-real-anuncia-que-vai-exigir-windows-em-seu-home-banking
http://www.fsfla.org/svnwiki/blogs/lxo/2007-11-06-fazendo-mais-que-o-possivel.pt

A Microsoft continua estendendo sua rede para capturar mentes jovens, com visão limitada ou ausente ou excluídas digitalmente de outras maneiras e torná-las agentes de promoção de seus monopólios anti-éticos. Depois dos pactos com o Ministério da Economia do Chile e com o Ministério do Trabalho e Emprego no Brasil, estabeleceu um pacto com o Fundo da Juventude do Banco Inter-Americano de Desenvolvimento e ofereceu "vantagens" para que telecentros disponíveis ao público em São Paulo e no Rio de Janeiro deixassem de usar Software Livre. Por favor nos ajude a esclarecer os tomadores de decisão para que evitem essas armadilhas.
http://www.liberaciondigital.org/ (em espanhol)
http://www.fsfla.org/svnwiki/softimp/ms-brasil/
http://www.fondodejuventud.org/youth2/default.asp (em espanhol e inglês)
http://www.direitoacomunicacao.org.br/novo/content.php?option=com_content&task=view&id=1792
http://www.governo.rj.gov.br/noticias.asp?N=41525
http://www.fsfla.org/svnwiki/circular/2007-09#1

A Câmara de Deputados dos EUA recentemente aprovou um tratado de "Livre Comércio" com o Peru, pelo qual este deve mudar suas leis de forma a aceitar patentes de software e de outros tipos absurdos, e a criminalizar a desabilitação de algemas de Gestão Digital de Restrições (DRM) mesmo para propósitos legais. Como as autoridades Peruanas já aprovaram o acordo, o senado dos EUA agora é a única barreira remanescente para evitar esse desastre. Se você é um cidadão dos EUA, ou tem influência sobre senadores dos EUA, por favor ajude a interromper este pacto. Ele é terrível para cidadãos dos EUA também. Há pactos similares com Colômbia e Panamá também em risco iminente de aprovação.
http://xicanopwr.com/2007/11/peru-free-trade-agreement-another-disaster-in-the-making/ (em inglês)
http://action.citizen.org/campaign.jsp?campaign_KEY=12561 (em inglês)
http://en.wikipedia.org/wiki/Colombia_Trade_Promotion_Agreement (em inglês)
http://www.fsfla.org/?q=pt/node/118

Esta é a última chamada para assinaturas para nossa petição para que a Receita Federal permita a cidadãos e contribuintes brasileiros cumprirem com suas obrigações fiscais com conveniência e liberdade, em segurança tecnológica e jurídica e sem desrespeitar leis ou convicções filosóficas pessoais. Por favor assine-a, se você ainda não o fez.
http://www.fsfla.org/svnwiki/anuncio/2007-03-irpf2007
http://www.petitiononline.com/irpf2007/petition.html


Copyright 2007 FSFLA

Agradecimentos a Dario Soto, Antonio Negro e Adriano Rafael Gomes pela ajuda com as traduções.

Permite-se distribuição, publicação e cópia literal da íntegra deste documento, sem pagamento de royalties, desde que sejam preservadas a nota de copyright, a URL oficial do documento e esta nota de permissão.

Permite-se também distribuição, publicação e cópia literal de seções individuais deste artigo, sem pagamento de royalties, desde que sejam preservadas a nota de copyright e a nota de permissão acima, e que a URL oficial do documento seja preservada ou substituída pela URL oficial da seção individual.