Commentários para 2008-08-14-cybacaxi:-o-roteiro-do-cibercrime.pt

O primeiro mini-roteiro está próximo do ótimo. O segundo ficou um pouco "embolado" e dificilmente será compreendido por um público leigo (uma melhor roteirização pode salvá-lo).

Também acho que a mensagem precisa ser mais simples e focada no PJ dos cibercrimes. Ela perde o foco quando ambiciosamente procura atingir na mesma peça publicitária tanto o PJ como as empresas que não respeitam a liberdade dos seus clientes (isso daria material para outras peças). Acho importante não tutelar o espectador, deixá-lo perceber por conta própria a roubada em que esse PJ vai nos meter a todos.

Em resumo, a idéia está legal (especialmente do primeiro roteiro) mas carece de um refinamento que um profissional de publicidade poderia dar. E acho que o único alvo deve ser o PJ e não qualquer empresa.

O resto vem naturalmente por dedução lógica do espectador se todos os pontos estiverem lá amarradinhos e de forma bem direta e simples de entender.

-- ASF, Fri Aug 15 14:36:16 2008


s/PJ/PL

-- ASF, Fri Aug 15 14:48:01 2008


Obrigado pelos comentários e pelo apoio, ASF.

Eu não tentei atingir qualquer empresa em particular, ainda que possa parecer que a (pine)Apple seja um alvo. A idéia era apenas expor o quanto a lei dá margem para abusos mediante DRM. Que eu saiba, nem a Apple chega ao ponto de licenciar o hardware ao invés de vendê-lo, mas há uma empresa que faz algo nessa linha com equipamento de vídeo (não lembro de videocassete ou decodificador de sinal de cabo ou os dois) na França. Esse era a idéia pra terceira peça, que ainda não escrevi.

-- lxoliva, Sun Aug 17 13:25:59 2008


Bah, Oliva. Ficaram legais. Resolvi entrar na brincadeira também e publiquei um roteiro... Veja o que acha:

https://www.nardol.org/2008/8/20/roteiro-do-cibercrime

-- pablo, Wed Aug 20 12:58:51 2008


Tá, a idéia é boa, mas a impressão é que a intenção dos textos seria criticar exclusivamente a Apple, fazendo com que o leitor possa não compreender ou perceber a real intenção dos mesmos, que seria alertá-lo para os perigos do projeto de lei do senador Azevedo. Pelo projeto, não serão apenas os tocadores de mídia da Apple que seriam afetados com as restrições mas, sim, todos eles, incluindo aqueles Made in Taiwan.

Mas, vou ver se consigo pensar em alguma coisa e logo respondo aqui.

Abraços.

-- Andre, Fri Aug 22 13:32:54 2008


Aí está a minha contribuição livre para o projeto:

http://tuxtoriais.wordpress.com/2008/08/22/cibercriminoso-eu/

Até mais.

André

-- Andre, Fri Aug 22 17:41:00 2008


Andre, veja este, não deve dar a impressão de pegar no pé da Apple.

Vi seu roteiro. A idéia é boa, mas há alguns pontos em que você faz parecer que coisas que já são crimes são introduzidas pelo projeto Azeredo, e outros pontos em que você atribui ao projeto Azeredo exigências que não estão na versão aprovada. Dá uma olhada no projeto atual, com mais cuidado, pra não dar margem à desqualificação de nossa resistência com base em generalizações, como de que estamos desinformados e desatualizados.

free{};

-- lxoliva, Fri Aug 22 19:13:42 2008