Commentários para 2007-12-24-querido-papai-noel.pt

Alexandre, gostei do post sobre o IRRF

Tô com pouco tempo pra dissertar sobre algumas questões que penso sobre software na administração pública, mas gostaria só de manifestar que acho lamentável que nossos governos (municipais, estaduais e federal) insistam em esconder código-fonte.

Aliás, como você bem mencionou, prestar contas, dar publicidade aos atos é obrigação.

Só que não acho que seja apenas uma questão de democracia, é uma questão econômica, social e política (no bom sentido). Por exemplo, toda admintração pública (governos, órgãos e empresas) devem seguir a Legislação Orçamentária. Assim, temos 5900 municipios, 26 estados e o governo federal (sem contar empresas e outras unidades) pagando caro por software frequentemente de baixa qualidade para fazer o mesmo trabalho. Isso sem contar com a questão de quando o software é doado entre os governos ele exige que toda plataforma tecnológica vá junto.

A mesma coisa acontece com software escolar, prontuário, taxas, ... até administração de cemitério. É claro que algumas iniciativas são louváveis, como o guia livre. Mas acho que a questão é mais emergêncial.

Quem perde com isso é a sociedade que:

1) Paga repetidamente pelo mesmo serviço 2) Fica presa à grandes feudos tecnológicos (como IBM, Microsoft, Oracle e Unisys) sob a alegação de que a mudança tecnologica é cara e traz riscos. 3) Boa parte dos 5900 municipios fica sem qualquer tipo beneficio tecnológico (porque não conseguem desenvolver por conta própria ou então não detém a tecnologia exigida pelo software doado) 4) Transparência ZERO. Torna-se fácil o governo alegar que não é possível emitir um relatório qualquer (ninguém sabe mesmo como funciona a coisa)

Bom, é isso, desculpe o desabafo :D

abs

-- Ricardo, Sat Mar 1 04:53:21 2008