Carta aberta encaminhada à gerência do banco Santander:

Há alguns dias, minha esposa e eu temos sido incitados, ao acessar o Netbanking do Santander, a instalar um programa que o Santander estranhamente chama de “módulo de segurança”.

Tenho algumas questões a respeito desse programa.

Somos ambos graduados e mestres em computação, ela doutora, eu com muita experiência em segurança de computadores. Nos computadores que utilizamos só entra Software Livre, por questões éticas e práticas.

Eu mesmo sou um dos fundadores da Fundação Software Livre América Latina, portanto o uso de software privativo é inviável. Vide o IRPF-Livre, que acabamos de anunciar, desenvolvido para eu não precisar usar o IRPF privativo fornecido pela Receita Federal.
http://fsfla.org/anuncio/2011-04-IRPF-Livre-2011.pt.html

Às perguntas:

  • Segurança de quem?

Utilizando apenas Software Livre, podemos auditar todos os programas que utilizamos. Em nossos computadores não entram programas que não possamos auditar, para saber o que fazem, a que riscos adicionais nos expõem, quem e como protegem. Condição necessária para que venhamos a instalar esse módulo de segurança é que possamos auditá-lo, para verificar e conhecer suas capacidades e limitações.

Certo de que o programa é feito para garantir a nossa segurança, conforme indica o convite à sua instalação, tenho certeza de que não haverá empecilho para que possamos ter acesso às especificações e código fonte desse programa, caso contrário, não haveria razão para supor que se trata de proteger a nossa segurança, particularmente porque, entre os pesquisadores de segurança, entende-se que segredo a respeito de mecanismos de segurança não só não torna um sistema mais robusto, como costuma indicar suas fraquezas.

Havendo fraquezas, faço questão de conhecê-las, para entender os limites da segurança que o banco propõe me oferecer. Não havendo tais fraquezas, não há objeção razoável a não me permitir conhecer seu funcionamento em detalhe.

  • Até quando?

Hoje, o sistema permite, após selecionar “instalar módulo de segurança”, a opção de “instalar mais tarde”. Até quando essa opção estará disponível?

Desnecessário dizer que, se um dia essa opção for removida, esse será o dia em que iniciaremos a movimentação de nossos recursos a outros bancos que não exijam que aceitemos programas privativos e riscos adicionais em nossos sistemas computacionais pessoais a fim de efetuar transações de forma conveniente para nós e econômica para o banco, da mesma forma que já fiz no Banco do Brasil.

  • Onde está a opção “não, não quero, não insista!”?

A necessidade de, a cada acesso, abrir a página adicional de instalação do módulo, para em seguida escolher a opção de não instalar agora e voltar à página inicial, é uma inconveniência inaceitável, além de gerar insegurança a respeito da possibilidade de escolhê-la a cada novo acesso. Solicito que o sistema não tente mais nos induzir a instalar um programa obscuro de utilidade duvidosa (leia-se: prejudicial) para nós, custando-nos tempo adicional para isso.

Comunico desde já que não queremos nem vamos instalar esse programa em nossos computadores, e que se, a partir de junho, o sistema continuar atrasando nosso acesso tentando nos induzir a instalá-lo, vamos começar a cobrar honorários pelo serviço de clicar nas páginas indesejadas.

Caso o Santander não deseje nos contratar para prestar esse serviço, queiram por favor entrar em contato para cancelá-lo, bem como para discutir os planos de transição de nossos recursos para outros bancos que não se intrometam em nossas plataformas computacionais.


Grato,


Até blogo...