Continuando a mensagem anterior...

Depois de muita massagem nos fontes (automatizada e manual), inclusive com a correção de mais um bug do jode (que ainda se perde com estruturas de try/catch ou try/catch/finally muito complicadas), consegui!

Quer dizer, consegui fazer o negócio todo compilar.

Fiz stubs pra javax.help. e com.sun.image.codec.jpeg., importei todas as outras dependências em versões relativamente recentes, tirei as dependências de apple.awt e compilei tudo num jeito que dá pra rodar gij -jar irpf2007.jar.

Tipo assim, ele abre a tela onde suponho que iria uma animação (que não aparece), daí você clica onde ele diz que é pra clicar pra parar a animação e ele abre a tela de trabalho da aplicação. Tudo do jeitinho que era pra ser, suponho eu; pelo menos lembra as versões de anos anteriores que eu vi rodando.

Então, o único pequeno probleminha é que não vai além disso. Os menus pull-down funcionam, sub-menus abrem e tudo, só que se você clica em qualquer um deles, o menu se fecha e nada acontece. E nada continua acontecendo por um tempão :-), até você se dar conta de que ele não está só demorando... :-)

Igualzinho ao que acontece no IRPF.jar da própria Receita Federal, com o GCJ. Eu tava com alguma esperança que uns upgrades dos componentes de interface gráfica fossem ajudar, mas nem rolou :-(

Pois é... Como acho que não vai dar tempo de corrigir o Swing do GCJ, acho que vou ter que apelar pro meu plano B: criar um main() alternativo que, em vez de iniciar a aplicação gráfica, permita, através da linha de comando:

  • importar uma declaração do ano anterior, salvando-a em XML;

  • preencher o XML na mão; e

  • preparar o arquivo de declaração pra envio a partir do XML.

Aí eu consigo colocar o arquivo em disquete e levar pro banco. E rezar pra ele ser aceito...

Alguém se anima pra ajudar a localizar os pontos de funcionalidade apropriados pra fazer isso através da linha de comando?

Ah, outra coisa que ia ser legal: testar a versão livre em outras máquinas virtuais. Disponibilizei um snapshot do binário e dos fontes em minha home page. Conte pra mim como foi...

Até blogo...