Querido Di(cion)ário

Alexandre Oliva

Publicado na trigésima-quarta edição, de janeiro/fevereiro de 2012, da Revista Espírito Livre.

Alerta: as progressivas “correções” do Dicionário de Novilíngua e os slogans do culto ao Grande Irmão podem não fazer muito sentido se você não lembrar que, no fabuloso romance de George Orwell, Winston Smith, habitante da parte da Oceânia antes conhecida como Inglaterra, trabalhava no Ministério da Verdade “corrigindo” registros históricos, à medida em que mudava a versão oficial do Partido sobre os acontecimentos, e trocava ideias com colegas sobre Novilíngua, o idioma proposto para impossibilitar a formulação e a expressão de pensamentos subversivos.


hacker s 1. pessoa hábil com tecnologia, capaz de adaptá-la a propósitos surpreendentes.

pirata s 1. pessoa que ataca e rouba embarcações.

Do Dicionário de Novilíngua, 10ª edição, 1984, segundo anotações do diário de Winston Smith, antes da correção solicitada pelo Miniver. Após a revisão, ficou:

hacker s 1. pessoa engenhosa com tecnologia. 2. comp programador ou usuário de computadores mal intencionado.

pirata s 1. pessoa que ataca e rouba embarcações. adj 2. não autorizado pelo Partido.


Guerra é paz


hacker s 1. pessoa engenhosa com tecnologia. 2. criminoso eletrônico. 3. espião da Eurásia.

pirata adj 1. não autorizado pelo Partido. s 2. pessoa que pilha bens alheios. 3. antiq pessoa que ataca e rouba embarcações aliadas.

Do Dicionário de Novilíngua, 10ª edição, 1984, segundo anotações do diário de Winston Smith datadas três semanas depois, antes de nova correção solicitada pelo Miniver. Segue-se a versão revisada:

hacker s 1. antiq pessoa engenhosa com tecnologia. 2. criminoso eletrônico. 3. espião da Lestásia.

pirata adj 1. não autorizado pelo Partido. s 2. pessoa que pilha ou copia bens alheios.


Liberdade é escravidão


hacker s 1. pessoa que abusa de sua habilidade com tecnologia para praticar crimes eletrônicos. 3. espião da Lestásia.

pirata adj 1. não autorizado pelo Partido. 2. roubado. s 3. pessoa que rouba bens alheios.

Do Dicionário de Novilíngua, 10ª edição, 1984, segundo anotações do diário de Winston Smith datadas mais duas semanas depois, antes de nova correção solicitada pelo Miniver. Segue-se a versão revisada:

hacker s 1. criminoso eletrônico. 2. espião da Lestásia.

pirata adj 1. não aprovado pelo Grande Irmão. 2. copiado, falsificado, de qualidade inferior. 3. comp infectado com pragas digitais. s 4. ladrão.


Ignorância é força


hacker antiq s 1. criminoso. 2. espião.

pirata adj 1. impermitido pelo Grande Irmão. 2. genérico. 3. inseguro. s 4. hacker.

Do Dicionário de Novilíngua, 10ª edição, 1984, segundo anotações do diário de Winston Smith datadas um mês depois, antes de outra correção solicitada pelo Miniver. Após a revisão, restou apenas uma entrada:

pirata adj 1. impermitido pelo Grande Irmão. 2. perigoso. s 3. criminoso. 4. inimigo do Grande Irmão.


O antes filologista, agora impessoa Syme não completou seu trabalho na preparação da 11ª edição do Dicionário de Novilíngua, pois foi vaporizado.

Dias após a anotação no diário mencionada acima, Winston e Julia foram capturados por crimideia pela Polícia do Pensamento e presos no Miniamo para tratamento.


pirata adj 1. impermitido, daninho. s 2. dupli plus inimigo.

Do Dicionário de Novilíngua, 10ª edição, 1984, supostamente vazado pelo pirata Julian Assange, ainda em prisão domiciliar na Oceânia.


Copyright 2012 Alexandre Oliva

Esta obra está licenciada sob a Licença Creative Commons CC BY-SA (Attribution ShareAlike, ou Atribuição e Compartilhamento pela mesma licença) 3.0 Unported. Para ver uma cópia dessa licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/ ou envie uma carta ao Creative Commons, 444 Castro Street, Suite 900, Mountain View, California, 94041, USA.

Cópia literal, distribuição e publicação da íntegra deste artigo são permitidas em qualquer meio, em todo o mundo, desde que sejam preservadas a nota de copyright, a URL oficial do documento e esta nota de permissão.

http://www.fsfla.org/svnwiki/blogs/lxo/pub/querido-dicionario