Amanhã viajo a Porto Alegre para prestigiar o FISL, maior evento de Software Livre do Brasil, possivelmente do mundo.

Levo na cabeça planos para promover portabilidade de software e combater leis injustas e abusos de poder.

Na quarta-feira, 21, das 12h às 12h50, no auditório FISL 10 (prédio 9), estreio a palestra “Demonizando Monopólios Intelectuais: Ao Povo o que é do Povo!”, que mostra como direitos autorais e patentes têm sido custosos para a sociedade sem trazer os benefícios pretendidos, e propõe substituí-los por algo economicamente mais eficiente, parecido com copyleft, mas sem depender de direito autoral. Os argumentos são basicamente os mesmos apresentados por Midas na “entrevista” que escrevi para a edição de julho da Revista Espírito Livre. O rascunho da apresentação já está disponível aqui.

Na quinta-feira, 22, das 14h às 16h30, na Sala PSL-Brasil (614, prédio 10), participo de mesa redonda sobre “Licenciamento de Código Desenvolvido Colaborativamente”.

Na sexta-feira, 23, das 14h às 14h50, inauguro a palestra selecionada pelo público, “Sexo, Drogas e Software: Filosofando nas Trincheiras entre o Bem e o Mal”, discutindo com (bom?) humor temas pesados relacionados a escolha, consenso e informação, combatendo dependência e impotência com portabilidade, que escrevi para a edição de junho da Revista Espírito Livre. O rascunho da apresentação já está disponível aqui.

FSFLA não fez camisetas para esta edição do FISL (começamos a trabalhar nisso, mas não consegui terminar em tempo), mas creio que teremos alguns “brindes” (para encorajar doações) na loja oficial do FISL.

Levo na bagagem a fantasia do GNU. A organização do FISL e eu pretendemos fazer muito agito com ele. Não perca, não deixe de pará-lo para tirar foto, porque o GNU é só alegria!

Nos vemos lá!

Até blogo...