Terminei noite passada a primeira versão completa da minha apresentação "Free Software and the Matrix", pro FISL 8.0, na próxima sexta-feira 13.

Foram infinitas horas de assistir os 3 filmes da trilogia, cortar cenas que remetessem à mensagem que eu queria passar, e editá-las para dar tempo de encaixar o que eu tenho pra falar pra colocá-las em contexto. Daí o abandono do meu blong, tadinho, ainda tão novinho ;-(

Acho que a apresentação pode ficar divertida, mas estou apavorado: nunca fiz uma apresentação interagindo com vídeo antes. Infelizmente, ficou meio grande pra colocar aqui: são 200MB de vídeo e áudio em Ogg Theora/Vorbis, cerca de 36 minutos, num total de 81 cortes, com duração entre 1 segundo a 3.5 minutos. Só o script tem mais de 25KB!

Bom, se você vai ao FISL 8.0, ou ao IV ESLAM, ou ao III SESOL, vai poder conferir.

Quem sabe eu não consigo substituir por essa a minha palestra no FLISoL Campinas?


Pra quem por acaso tiver dúvida sobre a legalidade disso, cito a Lei 9610/98, que regula o direito autoral no Brasil:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:
[...]
VIII - a reprodução, em quaisquer obras, de pequenos trechos de obras preexistentes, de qualquer natureza, ou de obra integral, quando de artes plásticas, sempre que a reprodução em si não seja o objetivo principal da obra nova e que não prejudique a exploração normal da obra reproduzida nem cause um prejuízo injustificado aos legítimos interesses dos autores.

Até blogo...