History

Há alguns meses formamos um grupo de pessoas com o objetivo de planejar a estrutura e estabelecer os objetivos da Fundação Software Livre América Latina (FSFLA), uma organização que surge como irmã da Free Software Foundation Norte Americana (FSF), da Free Software Foundation Europe (FSFE) e da Free Software Foundation Índia.

Iniciamos as discussões em novembro de 2004 visto que, com a crescente popularização do uso de Software Livre no mundo, é importante a consolidação de uma rede de FSFs regionais que trabalhem articuladas, sustentando e fortalecendo a filosofia, o marco jurídico e os ideais do Software Livre, de acordo com a definição da FSF.

A FSFLA surge como mais um ator no fortalecimento desta rede internacional de FSFs.

Traçamos como objetivo principal da FSFLA agir em conjunto com as demais FSFs para promover e defender o Software Livre, e também acompanhar e influenciar em políticas que afetem, influenciem ou sejam influenciadas pelo Software Livre.

Estamos trabalhando em conjunto com Richard Stallman e Georg Greve, presidentes da FSF e FSFE respectivamente, como forma de manter a sintonia entre a FSFLA e as outras organizações irmãs existentes.

Ser uma organização irmã significa praticar os mesmos valores, filosofia e compartilhar objetivos. O trabalho coordenado com as outras organizações irmãs é especialmente importante para evitar a sectarização do nosso movimento.

Neste momento, nosso núcleo está formado por:

Estamos dando pasos lentos porém firmes para fortalecer nossa rede, convictos que devemos manter a maturidade, integridade e solidez de nossa equipe de trabalho.

Neste momento, estamos traçando os objetivos específicos de nossa organização e os fundamentos políticos de seu funcionamento, que certamente estarão articulados com a linha de trabalho de nossas organizações irmãs a nível internacional.

Caso queira nos contatar, esteja a vontade para fazê-lo através do endereço info@fsfla.org.

Além disso, se quiser somente ser informado a respeito do progresso da constituição de nossa organização, você pode assinar nossa lista de anuncios.

Last update: 2009-05-06 (Rev 5076)

svnwiki $Rev: 15576 $