EditHistoryDiscussion

stdlib: Por que Padrões Abertos Livres?

Há um consenso em formação de que os objetivos dos Padrões Abertos são assegurar que nenhuma parte possa controlar o desenvolvimento e a evolução do padrão, e que ninguém possa impedir qualquer outro de implementar ou usar o padrão e suas versões derivadas. Infelizmente, algumas definições foram propostas e adotadas, antes deste consenso, que não alcançam os objetivos pretendidos.
http://en.wikipedia.org/wiki/Open_standard

Até que consenso em formação esteja difundido, preferimos nos referir a tais Padrões Abertos com um qualificador: Padrões Abertos Livres, para deixar claro que nos referimos às definições de Padrões Abertos Livres que não abrem espaço para estas ameaças, por exemplo, definições de Padrões Abertos que alcançam os objetivos de promover a interoperabilidade e prevenir aprisionamento por fornecedores.

Como um esforço temporário de transição, até que o significado de Padrões Abertos e suas traduções estejam amplamente aceitos, nós recomendamos o uso do termo "Free Open Standards" e suas traduções, "Padrões Abertos Livres" e "Estándares Abiertos Libres".


Copyright 2007, 2008, 2010 FSFLA

Permite-se distribuição, publicação e cópia literal da íntegra deste documento, sem pagamento de royalties, desde que sejam preservadas a nota de copyright, a URL oficial do documento e esta nota de permissão.

http://www.fsfla.org/svnwiki/stdlib/def

Last update: 2010-03-18 (Rev 6704)

svnwiki $Rev: 15576 $