HistoryDiscussion

Wiki-futuro

Alexandre Oliva <lxoliva@fsfla.org>

Publicado na trigésima-terceira edição, de dezembro de 2011/janeiro de 2012, da Revista Espírito Livre.

Papai Noel já está descendo pela chaminé e eu ainda aqui tentando alinhavar minhas previsões para o próximo ano. Resoluções pro ano novo já tenho: 1024x600 no netbook Lemote Yeeloong e 1280x1024 no monitor externo. Mas, como já dizia o cientista Niels Bohr, fazer previsões é muito difícil, especialmente sobre o futuro...

Eu poderia afirmar, com alguma segurança, que, em 2012, em algum lugar do Brasil, vai chover num só dia mais que o esperado para toda uma semana, e que isso será noticiado como se fosse surpreendente chover uma vez só na semana. Mas seria uma previsão um tanto fora de contexto, e poderia soar como chacota não só da grande imprensa (sou culpado, meritíssimo), mas também daqueles castigados de verdade pelas chuvas exageradas.

Posso ver que este novamente será e não será o ano do GNU/Linux no desktop; ainda que já tenha sido reconhecido como perfeitamente usável por todo tipo de usuário e seu uso continue se expandindo, o desktop é cada vez menos relevante no cenário tecnológico. Televisores, vídeo-cassetes digitais, tabletes e leitores de livros eletrônicos vêm (quase?) todos equipados com o núcleo Linux e com um de dois sistemas operacionais sobre ele, GNU ou Android. Este que, por sinal, já dominou os telefones celulares, passando até antes imbatível iPônei Maldito!

Nas palavras do escritor de ficção científica William Gibson, o futuro já chegou, só não está uniformemente distribuído. Gostaria de poder prever que a onda de protestos pela democracia e pelo respeito aos direitos humanos da primavera árabe continue se expandindo, inclusive para o ocidente, e que restaure uniformemente a liberdade e a democracia nos tenebrosos impérios plutocráticos que as substituíram. Isso se o futuro distribuído de maneira pouco uniforme não for o da censura imposta ao Wikileaks, à transparência e à liberdade de expressão, mediante barbaridades legislativas como ACTA, SOPA e AI5.1.

Conforme Alan Kay, a melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo. Só que ninguém escreve História sozinho: cada pequeno esforço em prol do bem comum, cada gesto de respeito e solidariedade ao próximo, todo sacrifício e protesto em defesa da liberdade e dos direitos civis é uma letrinha a mais por uma História mais humana. Mesmo que pareça que uma letrinha só vai fazer pouca diferença, uma das muitas frases célebres de Mohandas Gandhi é que o que quer que você faça será insignificante, mas ainda assim é muito importante que o faça.

Afinal, nenhuma gotinha de chuva sozinha provoca grandes mudanças, mas muitas delas juntas podem fazer um baita estrago, especialmente quando reunirem num só momento toda a força que, diluída ao longo de meses, poderia ser facilmente contida. Mas que a destruição de nossas gotinhas recaia sobre o que deve desmoronar; que elas lavem a sujeira e desenterrem democracia, transparência, liberdade, respeito e paz de volta para a História. Sejamos cada gota de tinta de cada letra da “mudança que queremos ver no mundo”, não para prever, mas para wiki-escrever, colaborativamente, um futuro melhor. É assim que faremos História.


Copyright 2011 Alexandre Oliva

Esta obra está licenciada sob a Licença Creative Commons CC BY-SA (Attribution ShareAlike, ou Atribuição e Compartilhamento pela mesma licença) 3.0 Unported. Para ver uma cópia dessa licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/ ou envie uma carta ao Creative Commons, 444 Castro Street, Suite 900, Mountain View, California, 94041, USA.

Cópia literal, distribuição e publicação da íntegra deste artigo são permitidas em qualquer meio, em todo o mundo, desde que sejam preservadas a nota de copyright, a URL oficial do documento e esta nota de permissão.

http://www.fsfla.org/svnwiki/blogs/lxo/pub/wiki-futuro

Loading... Vote up Vote down Discussion

Last update: 2012-01-22 (Rev 8326)

svnwiki $Rev: 15576 $