[Prensa] Re: FLISOL2007 (era: Re: [PSL-Brasil] [anuncios@fsfla.org] GNUvidades da FSFLA - Boletim #21)

Fernanda G Weiden fernanda en softwarelivre.org
Mar Abr 3 08:49:19 UTC 2007

Em 03/04/07, Felipe Augusto van de Wiel
(faw)<felipe en cathedrallabs.org> escreveu:
>         Hmmm, cada local define o que vai ou não instalar com base em
> suas equipes locais, mas as regras são comuns. Há diversas discussões
> inclusive sobre instalar SL em Sistemas Proprietários, mas os softwares
> oferecidos deveriam ser todos livres, se não forem, temos algum problema,
> comentários mais contextualizados ajudariam mais.

Se você visitar os sítios locais do Install Fest, verá que muitos
lugares oferecerão Ubuntu como a distribuição a ser instalada. Isso
pra mim é mudar regras sim, considerando que o nome do evento e a
maneira com que é divulgado não fala em "festival de instalação de
software proprietário"

>         E sinceramente, acho um tanto quanto "disruptivo", chegar
> aos 47 do segundo tempo com questionamentos, sugestões e pontos que
> poderiam ter sido levantados _quatro_ meses antes, especialmente num
> evento onde o efeito em cadeia pode ser grande e muito veloz.

A FSFLA, através do Alexandre Oliva, conversou com os responsáveis
pelo evento sobre este problema, e inclusive com o ex coordenador
geral do evento, que agora é observador do board da FSFLA.

Talvez a FSFLA não tenha feito nada com relação a isso pública e
abertamente há 4 meses atrás porque não temos como fazer tudo?
Tentamos conversar com os organizadores, iniciamos um debate interno.

A intenção não era publicar somente aquela nota sobre o FLISoL, e sim
um texto editorial, que infelizmente não ficou pronto.

Eu fui coordenadora do FLISoL no Brasil no primeiro ano que ele
aconteceu, e confesso não entender o sentimento de revolta geral até
por saber que os eventos são completamente independentes um do outro.

Acho que a atitude certa, principalmente para os coordenadores
nacionais seria tentar garantir que as cidades participantes no Brasil
não instalarão software proprietário para os participantes.

>         - Material de divulgação (fliers, cartazes, camisetas, CDs)
>           (o público direto/indireto estimado é de 20 mil pessoas).

Estamos preparando este material, e trabalhando com coordenadores
nacionais na lista eventos en fsfla.org para que eles sejam impressos e
distribuídos.

>         - Pessoal de apoio e desenvolvimento (a maioria da equipe do
>           FLISOL funciona com dedicação extra de quem já é voluntário
>           em outros locais, ter pessoal pra ajudar em divulgação,
>           arte, programação de maneira constante seria de grande
>           *apoio*).

Como já disse antes, a FSFLA não dará apoio ao evento como um todo
porque muitos locais estarão instalando software proprietário. Além do
mais, é necessário escolher as tarefas. A FSFLA tem 3 membros ativos
em seu board, sendo que um  mora na Europa. O FISL está se
aproximando. É humanamente impossível que consigamos fazer alguma
coisa por outro evento/organização que não seja a FSFLA.

Sei que o Alexandre vai contribuir dando palestras em Campinas, e
também distribuindo o material que será preparado pela FSFLA.

>         Em poucos dias o wiki muda de estado e algumas políticas de
> decisão e organização mudam, dependendo da forma do apoio pode ser
> que não seja possível divulgar este ano ainda.

Sinceramente, não queremos divulgação do nosso apoio. Também, nossa
decisão de levar material para os participantes foi somente porque
percebemos que muitos coordenadores do FLISoL realmente acham
NECESSÁRIA a instalação de software proprietário nas máquinas, para
prover funcionalidade aos participantes.

Entendo sua visão debianística da coisa, mas eu não acho que a
conveniência esteja em primeiro lugar.

>         Digamos que "insistir" não é exatamente uma das palavras
> preferidas entre _voluntários_, especialmente na atual situação
> e no contexto do próprio FLISOL (e de como a nota surgiu).

Não estamos focando nos voluntários somente, e sim nos participantes.
Para que estes não aceitem que tenham suas máquinas instaladas com
softwares proprietários. O que esperamos dos voluntários é somente que
eles não enganem as pessoas dizendo que estão instalando somente
Software Livre quando não estão.

>         Que pena que os organizadores do FLISOL não ficaram
> cientes com antecedência disso, poderia ser uma boa recomendação
> para os dias do evento.

Posso te garantir que muitos ficaram.

>         Eu gostaria. Há bastante material que precisa ser preparado
> para o FLISOL, incluindo sistemas, relatórios e estatísticas, posso
> rapidamente apontar alguns pontos dos anos anteriores se alguém mais
> estiver interessado.

Por favor, inscreva-se na lista eventos en fsfla.org e lá poderemos
trabalhar juntos no material que estamos preparando.

>         Eu diria mais! Se você quer *ajudar* o FLISOL, inscreva-se
> nas listas de organização e coordenação de atividades do FLISOL de
> seu país e/ou cidade e procure as tarefas pendentes e formas de
> ajudar, garanto que os coordenadores ficaram felizes com sua
> participação.

Como já disse, o Alexandre participará do FLISoL em Campinas.
Infelizmente é tudo que a FSFLA pode fazer para ajudar o evento de
maneira presencial. Gostaria que tivéssemos mais pessoas.

>         IMHO, o material do/para o FLISOL deveria ser preparado
> nas listas do FLISOL, onde estão as pessoas *atualmente*
> trabalhando e ajudando o evento.

A idéia é que este material reflita a opinião da FSFLA, e a mensagem
que a FSFLA quer levar para os participantes do FLISoL e de outros
install fests, por isso, não creio que faça sentido organizá-lo em
outra lista que não a que organiza a participação da FSFLA em eventos.

>         Coordenar um dos maiores Install Fests do planeta já é
> difícil com uma lista central e muita gente discutindo assuntos
> não-relacionados nesta lista, imagine o que acontece se começamos
> a dividir os esforços e aumentar o número de temas não relacionados.

Desculpe, mas não acredito que o tema não seja relacionado.
Distribuição de software proprietário em Festivais de Instalação de
Software Livre é um tema MUITO relacionado, e por isso a FSFLA está se
mobilizando para tentar fazer alguma coisa para ajudar as pessoas que
participarão do evento a estarem aptas a tomarem suas próprias
decisões, e saibam as implicações decorrentes delas.

Abraços,
Fernanda
--
Free Software Foundation Latin America           http://www.fsfla.org