[Prensa] FLISOL2007 (era: Re: [PSL-Brasil] [anuncios@fsfla.org] GNUvidades da FSFLA - Boletim #21)

Felipe Augusto van de Wiel (faw) felipe en cathedrallabs.org
Mar Abr 3 05:06:57 UTC 2007

On 04/02/2007 04:20 AM, Alexandre Oliva wrote:
[...]
> No dia 28 de abril, em toda a América Latina, ocorrerá um Festival de
> Instalação de Software Livre em várias cidades.  Cada local define
> suas próprias regras sobre quais softwares serão oferecidos e,

	Hmmm, cada local define o que vai ou não instalar com base em
suas equipes locais, mas as regras são comuns. Há diversas discussões
inclusive sobre instalar SL em Sistemas Proprietários, mas os softwares
oferecidos deveriam ser todos livres, se não forem, temos algum problema,
comentários mais contextualizados ajudariam mais.

> infelizmente, uma parte deles escolheu instalar Software não-Livre
> junto com Software Livre.

	Links? Referências?

	Não lembro de ter recebido e-mails com algum questionamento
ou sugestão a este respeito, nem na minha caixa nem na lista do
FLISOL (internacional ou nacional).

	E sinceramente, acho um tanto quanto "disruptivo", chegar
aos 47 do segundo tempo com questionamentos, sugestões e pontos que
poderiam ter sido levantados _quatro_ meses antes, especialmente num
evento onde o efeito em cadeia pode ser grande e muito veloz.

> Como conseqüência, a FSFLA não deve apoiar
> o evento como um todo, mas sim somente os locais que ofereçam somente
> Software Livre aos participantes.

	Faltam 25 dias, se a FSFLA vai _apoiar_ o evento é melhor
ela se agilizar. Aliás, qual é a idéia de apoio? Temos alguns itens
que realmente precisam de apoio:

	- Comida para cerca de 1500 voluntários em mais de 100 cidades;
	  (eles vão passar quase 12 horas trabalhando)

	- Material de divulgação (fliers, cartazes, camisetas, CDs)
	  (o público direto/indireto estimado é de 20 mil pessoas).

	- Infra estrutura computacional (nossos recursos são
	  gentilmente cedidos por outros projetos, não temos estrutura
	  própria e ainda assim tocamos um wiki de alto tráfego).

	- Infra estrutura de suporte (materiais para os dias do evento
	  como hubs, cabos, peças, e itens relacionados)

	- Pessoal de apoio e desenvolvimento (a maioria da equipe do
	  FLISOL funciona com dedicação extra de quem já é voluntário
	  em outros locais, ter pessoal pra ajudar em divulgação,
	  arte, programação de maneira constante seria de grande
	  *apoio*).

	Em poucos dias o wiki muda de estado e algumas políticas de
decisão e organização mudam, dependendo da forma do apoio pode ser
que não seja possível divulgar este ano ainda.

> Nós insistimos que os locais onde
> ocorrerá o FLISoL eliminem a instalação de Software não-Livre, e
> insistimos que os participantes em todos os locais rejeitem a
> instalação de qualquer Software não-Livre em seus computadores.

	Digamos que "insistir" não é exatamente uma das palavras
preferidas entre _voluntários_, especialmente na atual situação
e no contexto do próprio FLISOL (e de como a nota surgiu).

> A FSFLA está preparando material educacional para os participantes e
> organizadores do FLISoL.

	Que pena que os organizadores do FLISOL não ficaram
cientes com antecedência disso, poderia ser uma boa recomendação
para os dias do evento.

> Se você quiser nos ajudar a preparar o
> material,

	Eu gostaria. Há bastante material que precisa ser preparado
para o FLISOL, incluindo sistemas, relatórios e estatísticas, posso
rapidamente apontar alguns pontos dos anos anteriores se alguém mais
estiver interessado.

> ou levar nossas mensagens aos locais onde haverá o FLISOL,
> de forma escrita ou falada,

	Eu diria mais! Se você quer *ajudar* o FLISOL, inscreva-se
nas listas de organização e coordenação de atividades do FLISOL de
seu país e/ou cidade e procure as tarefas pendentes e formas de
ajudar, garanto que os coordenadores ficaram felizes com sua
participação.

> por favor junte-se a nós em
> eventos en fsfla.org.
> http://www.installfest.info

	IMHO, o material do/para o FLISOL deveria ser preparado
nas listas do FLISOL, onde estão as pessoas *atualmente*
trabalhando e ajudando o evento.

	Coordenar um dos maiores Install Fests do planeta já é
difícil com uma lista central e muita gente discutindo assuntos
não-relacionados nesta lista, imagine o que acontece se começamos
a dividir os esforços e aumentar o número de temas não relacionados.

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)