Re: [Legales] "Dual OS" e possível violação da GPL

Guilherme Damasio Goulart gdgoulart en gmail.com
Mie Ene 30 17:09:55 UTC 2008

Prezados amigos

    Dando uma rápida olhada no site, na apresentação do produto, encontrei
outros possíveis problemas:
- Não se esqueçam que o lay-out também é protegido pela nossa lei de
direitos autorais. Nesse passo, quem copia um lay-out de outra empresa
(mesmo um lay-out ou interface gráfica de um S.O) responde por violação de
direitos autorais. Nesse caso a empresa atingida (no caso a Microsoft) seria
a legitimada a intentar uma ação judicial.
- De outra caso essa cópia de lay-out tenha sido feita para confundir
possíveis clientes da empresa que desenvolveu o lay-out original
(Microsoft), pode haver, em tese, a configuração do crime de concorrência
desleal.
- Além do mais, a utilização de logotipos de programas licenciados (MS Word,
Windows Media Player, etc) também deve ocorrer com a licença da empresa
proprietária desses desenhos-marcas. Em sendo assim, pode haver em tese a
violação da lei de propriedade intelectual, nesse sentido, caso esses
desenhos-marcas tenham sido registrados no INPI.

    Apesar desses possíveis problemas (ressalto que não faço juízo de valor
e nem condeno a empresa) acho interessante adaptações de programas em
software livre, visando democratizar o acesso à tecnologia. O conceito da
idéia é ótimo. No entanto, em minha modesta opinião, isso deve ocorrem de
acordo com a GPL.

Um abraço
Guilherme Goulart
www.direitodatecnologia.com