[Educacao] Reeducar os professores para a liberdade

wes tama.wes en gmail.com
Mie Ene 25 21:50:20 UTC 2012

Amigos peço desculpas por enviar o artigo apenas em português até o
final de semana estarei reenviando em inglês e se possível em Espanhol,
sou professor do ensino médio em uma instituição pública e não raro o
empecilho para o uso de Software livre acaba sendo o professor e seus
vícios e os velhos dogmas tanto que o já famoso Linux-Educacional nada
mais é [como todos devem saber] uma variante LTS do kubuntu, aqui a
critica que faço não é a equipe responsável por ele, mas sim a falta de
compromisso com a filosofia acerca das liberdades os governos são
entusiastas da economia gerado pelo software livre [infelizmente poucos
são os que incentivam a liberdade] poderia citar alguns casos, prefiro
não o fazer por motivos éticos.
Como professor sei bem que o processo de reaprender algo nem sempre é
fácil, ainda mais quando se trata de visões seguras como o modo correto
de fazer o sistema operacional que já veio instalado no notebook e por
aí vai. Tenho a esperança que um dia meus colegas de profissão
aprenderão não apenas a valorizar, praticar a liberdade e mais que isso
incentivar o uso de ferramentas e modelos livres bem como uma abertura
de espaço para o desenvolvimento da plena liberdade