[FSFLA] Pagina web libre

Ana Maria Albuquerque anamalbuquerque72 en gmail.com
Dom Ene 5 22:04:40 UTC 2014

Olá Tiago,

Bom trocar ideias contigo. Eu gosto muito do filme cyberbully que você
indicou. Achei interessante quando você falou da questão de impor valores.
Se formos mais coerentes isso já é meio caminho andado. O meu processo de
transição para o software livre não foi nada fácil.  Essa semana estou
fazendo um postagem no blog falando da importância dos professores estarem
abertos a novas culturas de software e a filosofia do software livre. As
vezes, os professores das escolas públicas se sentem impostos por uma
política pública que incentiva o uso de software livre achando que isso é
apenas para economizar dinheiro público e não uma política pública e aí
optam por não desenvolver ações de inclusão digital, deixando laboatórios
de informática fechados e tirando as vezes a única oportunidade digital de
uma criança ou jovem mais carente.

Eu sou psicóloga escolar e educadora e em 2005 fiz a transição para o
software livre. Como tinha dificuldade com a ferramenta resolvi estudar o
que para mim era mais fácil - ou seja filosofia de ciência e epistemologia.
Comecei a ler muito sobre  filosofia do software livre e isso foi algo
válido, pois compreendo melhor o posicionamento de ativistas de software
livre ao invés de taxá-los de radicais ou xiitas por não compreenderem as
questões de liberdades, privacidade ou outros valores de cultura livre. Por
exemplo, comecei a transição usando o Ubuntu, mas ao ser alertada sobre as
distribuições 100% livres, tentei o trisquel. Tive dificuldades com o
Trisquel, mas depois um ativista veio na minha casa e me dava aulas
gratuitas de Debian e fiquei apaixonada pelo Debian. Acho que é uma questão
de tentar e experiemtnar novas distros até achar uma que você se adapte
melhor. Vejo que a minha abertura me fez não só encontrar uma filosofia de
tecnologia educacional que tem a ver com os meus valores de vida como
também descobri uma tribo maravilhosa e fiz novos amigos. Gosto muito da
analogia feita pelo Alexandre Oliva que fala se as crianças nas escolas
aprendem a compartilhar um brinquedo porque não podem também compartilhar
um software.

Abraços,
Ana Maria.