[FSFLA] Pagina web libre

Thiago Henrique Ferreira Zoroastro thiagozoroastro en riseup.net
Dom Ene 5 22:21:16 UTC 2014

Então Ana,

Também comecei no Ubuntu, mas na família do software livre e sistemas
baseados em Unix existe o lado livre e o lado não-livre. Se as pessoas
olham pela funcionalidade, então escolhem algo como o Debian, que pode-se
instalar o Central de Programas/Aplicativos que funciona como um
Adicionar/Remover programas verdadeiramente* para as duas coisas.

Acredito que os GNU/Linux estão bem mais fáceis hoje em dia porque os
usuários de software proprietário acabam baixando malwares quando resolvem
baixar um programa na internet. Além dos vírus de e-mail.

Irei tentar instalar gNewSense nos próximos dias. Só não consegui instalar
antes porque o Instalador do Live-Cd no pendrive estava dando erro quando
tentei :(

Eu reclamei do tablet e reclamo dos computadores-celular-câmera também:
isto já está difundido e não tenho como fazer nada contra, mas lhe digo:
aquilo não serve como base para educação, a não ser que queiram colocar
algum na mão deles com função de controlá-los. Ciber, do grego controle.

Mas antes de haver o controle pdoe haver descontrole. Afinal, 99,99%
desses aparelhos tem software proprietário que simplesmente controla os
próprios usuários, sejam crianças/jovens ou adultos. Disseram que o
whatsapp coloca os arquivos na nuvem automaticamente, se isto é verdade
então é uma falha de segurança.

* Existe aquele "troço" que vendem pirata em todo o mundo que não se
Instala programas pelo Gerenciador de pacotes, ou seja, é uma prograpanda
enganosa.