Redes Sociales y Software Libre

Felipe Sanches felipe.sanches en gmail.com
Mar Ene 6 15:04:25 UTC 2009

O grande problema que eu vejo nas redes sociais e em muitas das aplicações
da "web 2.0" é o fato delas agregarem valor justamente em features que fazem
uso de um banco de dados centralizado. Precisamos confiar na pessoa que
hospeda este banco de dados. Existem alguns problemas com privacidade nesse
contexto.
Talvez a solução para este problema seja a implementação de serviços web
decentralizados baseados em tecnologias P2P onde cada nó da rede define qual
é a politica de acesso aos seus dados pessoais. Mesmo assim, ainda não tenho
muita certeza se isso seria de grande utilizade, dado que o maior valor das
redes sociais é a massa crítica de usuários e essa mudança de paradigma
possivelmente tornaria bastante difícil a adoção do novo sistema. O simples
fato de ter que instalar algo em seu computador antes de participar da rede
já seria uma primeira barreira para muitas pessoas.

Felipe Sanches