De los install Fest de SL y Soft Privativo

Fernanda G Weiden fernanda en softwarelivre.org
Mar Abr 24 16:12:37 UTC 2007

Desculpe meu português, infelizmente eu não escrevo castellano.

2007/4/24, vladito <vladimircs at gmail.com>:
> Nuevamente me parece que la FSF comete el terrible error de
> tratar de mostrar a todos lo bueno que es el software, pero de
> una forma equivocada ellos exponen sus  razones que si bien
> son acertadas y concretas... a un usuario que no experimentó
> realmente la libertad no las entiende y no le interesa.

Esta é exatamente a missão da FSFLA: fazer com que as pessoas entendam
a importância da liberdade. Eu li o seu email inteiro e concordo com
você quando diz que a FSFLA deveria participar do FLISOL ensinando as
pessoas sobre Software Livre, sua filosofia e todas as bases do nosso
movimento. Estamos tentando fazer isso respeitando nossas limitações
físicas (um corpo não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo).

Infelizmente não temos como estar em todos os lugares, mas enviaremos
material que será impresso em algumas sedes do FliSOL para ser
distribuído entre os participantes. E também um vídeo de uma charla
que é bem divertido e explicativo.

> La FSF tiene un nivel de conocimientos altos y pretende que todos
> los usuarios tengan el mismo nivel de conocimiento y eso es
> imposible, lamentablemente hay usuarios de diferentes niveles,
> y mientras la FSF solo trate de llegar a personas que están en un
> nivel alto no tendrá mayor peso

Entendemos isso, mas também acreditamos que as motivações de um
usuário iniciante ou um usuário avançado de Software Livre devam ser
as mesmas: a liberdade. Este felizmente não é um conceito informático
avançado.

> [...]
> usuarios de Software Libre, si bien estos usuarios probablemente
> utilizan Ubuntu o mandriva (ambos tiene software propietario)
> por lo menos tendrán un acercamiento al software libre.... mi
> caso particular por ejemplo es que yo llegue al software Libre no
> gracias a la FSF por que ellos tenían un montón de documentos
> que no entendí en aquel tiempo por que era un novato; yo llegue
> al mundo del Software Libre gracias a las comunidades de GNU/Linux
> gracias a que estas comunidades acercan a los usuarios al Software Libre

Não estamos quitando apoio ao FLISOL, estamos somente dizendo o que é
possível para nós e o que não é. Infelizmente a mensagem que
escrevemos não foi lida por algumas pessoas com a mesma onda que
escrevemos.

Estamos tentando encontrar maneiras de ajudar o FLISOL sem comprometer
nossa mensagem, e acredito que a charla de Alexandre Oliva que usa
trechos do filme Matrix é um ótimo passo para explicar para usuários
iniciantes ou avançados, toda a filosofia por trás do nosso movimento.

Seria ótimo se pudéssemos garantir que ela será apresentada no maior
número de localidades possível.

Estas são as únicas formas que temos de estar presentes em um número
maior de localidades, e levarmos o conceito e as motivações do nosso
movimento adiante.

Um abraço
Fernanda

--