Re: GNUvedades en FSFLA - Boletín #21

Fernanda G Weiden fernanda en softwarelivre.org
Mar Abr 3 13:02:07 UTC 2007

Em 03/04/07, Sergio Garcia<sergio.garcia at gmail.com> escreveu:
> En este caso estoy de acuerdo. El caso de flash no es comparable con el caso
> de drivers que son fundamentales para el funcionamiento del resto del
> sistema.

A grande maioria não são fundamentais. Uma placa de vídeo Nvidia pode
funcionar com um driver livre que não ofereca todas as funcionalidades
que a placa oferece com seu driver proprietário. Isso se chama assumir
um compromisso. E eu acho que esse compromisso vale a pena, e gostaria
que as outras pessoas tivessem a chance de escolher assumir este
compromisso. Mas infelizmente muitas delas não terão.

> De acuerdo, pero incluso Richard Stallman tuvo que usar en algun momento un
> minimo de software no-libre para poder desarrollar el sistema GNU. Nadie
> pretende abandonar los ideales del software libre, sino avanzar de la manera
> mas eficaz posible hacia un mundo sin software propietario.

Mas gracas aos voluntários e voluntárias do Software Livre ao longo
destas 2 décadas de projeto GNU, hoje em dia isso não é mais
necessário em termos de sistema operacional.

Usar os softwares proprietários ao invés de deixar de usá-los somente
faz com que as empresas que os distribuem não tenham nenhuma motivacao
para mudar aquela peca de software de modo que se torne livre, e nem
de liberar especificacoes para que alguém o faca.

E a comunidade Software Livre acaba perdendo forca quando vai até
essas empresas que distribuem este software para reinvidicar que sejam
liberados como Software Livre. Porque eles fariam isso se todo mundo
usa a versão proprietária?

--
Free Software Foundation Latin America           http://www.fsfla.org