Estrutura do FSF-LA

Leonardo Lopes Pereira leonardolopespereira at gmail.com
Wed Aug 10 22:14:28 CEST 2005

Em Qua, 2005-08-10 às 14:26 -0300, Fernanda G Weiden escreveu:

> Não, isso não quer dizer nada porque o Brasil também não é o único país
> que pode sediar a FSFLA. Mas foi a primeira legislação que foi
> pesquisada a fundo, por isso a nomenclatura dos conselhos ficou
> "brazilian like". Também porque eu escrevi o primeiro draft que foi
> discutido. Mas tudo isso é modificável.

Acho muito difícil que em algum país seja permitido a presidencia de
empresas ou ongs por estrangeiros sem qualquer vínculo com o país. Acho
que a sugestão de "FEDERALIZAÇÃO" do FSF-LA pode ser uma solução.

> Beatriz Busaniche, Federico Heinz, Enrique Chaparro, Mario Bonilla,
> Alexandre Olive, Luiz Fuzaro, Juanjo Ciarlante e eu.

> Depois de verificada a legislação brasileira e os custos para uma
> Fundação no Brasil, é improvável que o Brasil seja a sede da FSFLA.
> Então acho que devemos consultar advogados dos outros países, já que a
> legislação modifica muito de país para país.
>
> Mas também não acho que tenha muita coisa a ser modificada para que o
> CC não perca o poder de atuar sobre equipes que estão sob sua
> responsabilidade.

É simples, basta você criar regras claras para atuação das equipes, e o
CC ficaria como um "tribunal" para casos de ruptura dessas regras, e não
como um órgão com direito de atual ao seu bel prazer...

> Bom, pelo que eu andei pesquisando é expulsando os membros. Como nas
> equipes nem todo mundo será membro, é impossível. É complicado deixar
> pessoas não legalmente responsáveis por nada com autonomia para tomar
> decisões que podem danificar a imagem da Fundação.

Como você pretende que alguém sem vínculo algum com a FSFLA faça parte
de alguma "equipe"? Acho que uma das regras para fazer parte das equipes
é fazer parte da FSFLA.
A ordem de um CC não tem valor nenhum se a pessoa não faz parte da
FSFLA, ela pode continuar atuando mesmo "sem autorização". Se você quer
resolver esse problema, crie regras claras para atuação, até mesmo com
normas individuais por equipe.
> Por favor, se tiverem sugestões enviem. Talvez eu esteja meio "viciada"
> com o documento atual e não esteja conseguindo visualizar uma solução.

Eu já mandei e estou mandando novamente... Seria bom algo mais direito
para discutir isso, uma "reunião" por jabber ou IRC, ou mesmo um canal
fixo de IRC seria útil pela velocidade de resposta ser maior.