Estrutura do FSF-LA

Fernanda G Weiden fernanda at softwarelivre.org
Wed Aug 10 19:26:35 CEST 2005

On Wed, 10 Aug 2005 13:58:08 +0000 "Eder L. Marques" <frolic at debian-
ce.org> wrote:
> Por nao ter acompanhado desde o inicio, estou um pouco perdido em
> relação a isto. Quer dizer que os membros do Conselho Consultivo terão
> que ser _apenas_ Brasileiros? Se for assim, não perdemos um pouco do
> Latin America?

Não, isso não quer dizer nada porque o Brasil também não é o único país
que pode sediar a FSFLA. Mas foi a primeira legislação que foi
pesquisada a fundo, por isso a nomenclatura dos conselhos ficou
"brazilian like". Também porque eu escrevi o primeiro draft que foi
discutido. Mas tudo isso é modificável.

> Atualmente eu conheco apenas você e o Fuzaro. Os outros membros do time
> poderiam se apresentar??? :)

Beatriz Busaniche, Federico Heinz, Enrique Chaparro, Mario Bonilla,
Alexandre Olive, Luiz Fuzaro, Juanjo Ciarlante e eu.

> Sei que a intenção não é subjugar as equipes, mas essa parte ficou meio
> obscura. Por que não verificamos junto ao PSL-Juridico uma orientação a
> respeito disso? Essa parte de interferir em _qualquer_ atividade fica
> muito ditatorial. Concordo com a opinião do Leonardo em relação a isso.

Depois de verificada a legislação brasileira e os custos para uma
Fundação no Brasil, é improvável que o Brasil seja a sede da FSFLA.
Então acho que devemos consultar advogados dos outros países, já que a
legislação modifica muito de país para país.

Mas também não acho que tenha muita coisa a ser modificada para que o
CC não perca o poder de atuar sobre equipes que estão sob sua
responsabilidade.

> Entendo essas preocupações, mas creio haver outra maneira de resguardar
> tanto o nome da Fundação quanto dos responsáveis legais.

Bom, pelo que eu andei pesquisando é expulsando os membros. Como nas
equipes nem todo mundo será membro, é impossível. É complicado deixar
pessoas não legalmente responsáveis por nada com autonomia para tomar
decisões que podem danificar a imagem da Fundação.

Por favor, se tiverem sugestões enviem. Talvez eu esteja meio "viciada"
com o documento atual e não esteja conseguindo visualizar uma solução.

Abraços,
Fernanda