Estrutura do FSF-LA

Fernanda G Weiden fernanda at softwarelivre.org
Fri Aug 5 03:50:24 CEST 2005

Olá Leonardo,

On Thu, 04 Aug 2005 22:00:59 +0000 Leonardo Lopes Pereira
<leonardolopespereira at gmail.com> wrote:

> 	Me desculpem, não é a minha intenção gerar brigas, mas me parece que as
> pessoas estão mais preocupadas em como entrar nesse Concelho
> "Consultivo" do que discutir os seus poderes, suas funções e os poderes
> e funções de todos os outros órgãos de do FSF-LA (eu acho mais
> interessante que FSFLA, mas se a decisão é pela última, eu passo a
> usa-la sem problemas).

Usamos FSFLA porque a FSFE e FSFI já estão usando nomes sem -.

> 	O primeiro ponto que gostaria de debater é o nome "Concelho
> Consultivo", pois o concelho não é consultivo e sim deliberativo, então
> recomendo o uso de um nome mais apropriado para o mesmo para evitar
> dúvidas sobre suas funções.

Na realidade os nomes são somente convenções. Isso começou quando eu
pesquisei na legislação brasileira e falei com pessoas que trabalham na
constituição de ONGs e eles disseram que teríamos problemas com este
conselho se dele fizesse parte estrangeiros: todos deveriam ter ou
visto de trabalho no Brasil, ou um procurador brasileiro. Eu também
acho que os nomes não estão ótimos, mas deliberativo eu acho um pouco
burocrático :)

> 	Outra coisa que eu gostaria de questionar é que as escolhas dos membros
> de todos os atuais orgãos da FSF-LA estão baseados na palavra
> "confiança", que na prática será apenas uma questão de afinidade.
> Pessoas que venham a fazer seu papel mas que não tenham afinidade com um
> dos membros do "Concelho Consultivo" jamais terão opinião dentro da
> estrutura montada para a FSF-LA. Acho que devemos ter outros meios de
> acesso para o "Concelho Consultivo" ou, ao menos, para as Equipes.

Das equipes de trabalho poderão fazer parte todas as pessoas que
quiserem trabalhar na FSFLA. Com relação ao CC, esta questão da
indicação dos membros acho que vai além de simples afinidade.
Como garantir que as pessoas que estão se candidatando ao Conselho são
pessoas que realmente estão dispostas a defender os interesses da FSFLA
e do Software Livre e não seus próprios? Confiança neste caso creio ser
de extrema importância, para garantir que a FSFLA vai sempre seguir na
direção certa. Todos os integrantes do time de trabalho atual
estão trabalhando neste espírito, os outros que integrarem o grupo
tardiamente deverão ter o mesmo.

> 	Também gostaria de criticar a forma como as Equipes estão submissas ao
> "Concelho Consultivo". Acho que cada equipe deve ter o direito de eleger
> seu lider e essa decisão deverá ser respeitada pelo "Concelho
> Consultivo". Sou terminantemente contra o direito de intervenção do
> "Concelho Consultivo" sobre as decisões da equipe. Em minha opinião, o
> único caso que o "Concelho Consultivo" deveria ter o direito de intervir
> seria nos casos de descumprimento do estatuto do FSF-LA e desvio das
> finalidades para a qual a Equipe foi criada.

O Conselho Consultivo no final é responsável legal pela Fundação. Por
isso temos que saber do que se passa nos times de trabalho, e prezar
para que as Equipes trabalhem em linha com os objetivos e estatuto da
FSFLA. A intenção não é nenhuma hierarquia autoritária, e sim fazer com
que as pessoas que respondem pela organização legalmente tenham no
estatuto o direito garantido para interferir em qualquer atividade que
esteja sendo feita em nome da FSFLA.

Você deixaria alguém tomas decisões sem te consultar sabendo que você é
o responsável legal que pode inclusive ser preso se essa pessoa agir de
forma errada? A idéia é que o CC trabalhe junto com as equipes, e tome
decisões junto com elas, não que o CC seja o "chefe" das equipes.

Abraços,
Fernanda