Estrutura do FSF-LA

Leonardo Lopes Pereira leonardolopespereira at gmail.com
Fri Aug 5 00:00:59 CEST 2005

	Me desculpem, não é a minha intenção gerar brigas, mas me parece que as
pessoas estão mais preocupadas em como entrar nesse Concelho
"Consultivo" do que discutir os seus poderes, suas funções e os poderes
e funções de todos os outros órgãos de do FSF-LA (eu acho mais
interessante que FSFLA, mas se a decisão é pela última, eu passo a
usa-la sem problemas).

	O primeiro ponto que gostaria de debater é o nome "Concelho
Consultivo", pois o concelho não é consultivo e sim deliberativo, então
recomendo o uso de um nome mais apropriado para o mesmo para evitar
dúvidas sobre suas funções.

	Outra coisa que eu gostaria de questionar é que as escolhas dos membros
de todos os atuais orgãos da FSF-LA estão baseados na palavra
"confiança", que na prática será apenas uma questão de afinidade.
Pessoas que venham a fazer seu papel mas que não tenham afinidade com um
dos membros do "Concelho Consultivo" jamais terão opinião dentro da
estrutura montada para a FSF-LA. Acho que devemos ter outros meios de
acesso para o "Concelho Consultivo" ou, ao menos, para as Equipes.

	Também gostaria de criticar a forma como as Equipes estão submissas ao
"Concelho Consultivo". Acho que cada equipe deve ter o direito de eleger
seu lider e essa decisão deverá ser respeitada pelo "Concelho
Consultivo". Sou terminantemente contra o direito de intervenção do
"Concelho Consultivo" sobre as decisões da equipe. Em minha opinião, o
único caso que o "Concelho Consultivo" deveria ter o direito de intervir
seria nos casos de descumprimento do estatuto do FSF-LA e desvio das
finalidades para a qual a Equipe foi criada.

	Esta é minha opinião, não podemos falar em liberdade de software se
montamos uma verdadeira estrutura absolutista de comando para as
decisões do FSF-LA.

--
"The liberation of humanity is all or nothing." French May (1968)
Leonardo Lopes Pereira <leonardolopespereira at gmail.com>