[Anti-drm] Processo democrático de escolha do nome

Glauber de Oliveira Costa glommer en gmail.com
Vie Ago 18 11:28:36 UTC 2006

Com todo o respeito devido a todos os membros da lista, que pelo que
tenho visto,
a despeito das discordâncias esforçam-se no sentido comum de informar
o público sobre Digital Restrictions Management, vou tecer alguns
comentários.

Durante todo o processo, houve a preocupação explícita de se fazer um
processo democrático. Isso me parece advir de um respeito à
instituição democrática, e deu-se isso na forma de eleições. Contudo,
"eleição" e "democracia" não são necessariamente sinônimos, nem
tampouco automaticamente necessariamente relacionados. Democracia me
parece ter muito mais a ver com a criação de um ambiente propício à
discussão e expressão dos indivíduos, nada tendo a realização de uma
eleição a ver com isso.

Ora, se algum dos membros se expressam contrariamente à forma com que
foi conduzido o processo, o que há de democrático em acusa-los de
estar atrapalhando? O que os leva a crer que estes, estão menos
preocupados com o objetivo da campanha do que vocês? A ação
anti-democrática aqui me parece a de tentar fazer calar essas
opiniões, invalidando-as.

Discordo que o resultado da eleição possa ser utilizado para forçar a
validade de um processo, pois é o próprio processo que está sendo
questionado. Esse questionamento não é nem de longe uma falta de
respeito. Do contrário, vejo na crítica construtiva um respeito enorme
à instituição democrática.

Dois pontos para finalizar são: Por mais que alguém tenha a impressão
de que tempo demais já foi perdido, me parece que essa é a primeira
grande ação coletiva da fsfla. Antes de mais nada, deveriamos toma-la
como uma escola. Em vez de pensar "é uma questão simples, vamos
avançar", eu tenho encarado isso como "Se em uma questão tão simples
não conseguimos chegar a consenso, imagine as mais complicadas?"
Parece-me que nossa instituição democrática está enfraquecida, e que
fortalece-la tem um peso enorme nos trabalhos presentes e futuros da
instituição.

Sobre burocracia, que alguém, não me lembro quem mencionou, aqui não
vejo nenhuma. Não vejo por parte de ninguém a criação de um processo
complexo que atravanque as coisas, e sim o desejo do fortalecimento da
instituição democrática, que como disse acima, me parece enfraquecido.
Se essa decisão demora a sair, me parece muito mais a responsabilidade
dessa fraqueza, do que de um processo burocrático

Abraços a todos!

--
"Free as in Freedom"
Glauber de Oliveira Costa.