• FSFLA é um projeto, ainda não uma realidade

Estamos trabalhando pela formação de uma FSFLA forte e saudável, traçando as bases para uma organização que certamente sobreviverá a todos nós. Isto requer cuidado na preparação e muito trabalho, a maior parte está a nossa frente. Estamos contentes pelo reconhecimento da necessidade de uma FSFLA e gostaríamos de pedir a todos que tenham paciência, para que possamos contruir uma organização merecedora do seu apoio.

  • A equipe de trabalho não é a diretoria da FSFLA

As pessoas que estão atualmente trabalhando na formação da FSFLA são pessoas fortemente comprometidas com o Software Livre, que compartilham a visão do que deve ser e fazer a FSFLA. No entanto, nosso trabalho consiste em montar a infraestrutura e somente então designar papéis as pessoas que forem mais qualificadas para cada tarefa. Mas ainda estamos longe desta fase do trabalho.

  • FSFLA não representará nada mais do que ela mesma e seu trabalho

A palavra "Latinoamérica" no nome da FSFLA somente reflete a área de procedência da maioria dos seus membros e sua área principal de atuação, não implica representatividade nem integração regional. Sua ambição é ser útil e ajudar a todos os membros comunidade. FSFLA não deixará de lado o árduo trabalho feito pelos indivíduos e organizações da comunidade Software Livre, e trabalhará também para que esses indivíduos e organizações trabalham junto quanto isto fizer algum sentido, e estará aberta para todos aqueles que quiserem ajudá-la no cumprimento da sua missão. Desejamos que a FSFLA se converta em um ponto de encontro para os membros da comunidade, mas não assumirá representação de nada que não se sinta identificado com ela por si só.

  • FSFLA não será uma federação de nações ou organizações nacionais

FSFLA estará formada por indivíduos que compartilham os valores do Software Livre e que desejam apoiar o Software Livre e ser úteis para a comunidade através do seu trabalho. No que diz respeito a FSFLA, os indivíduos não representam nenhum país nem organização dentro dela. FSFLA dá as boas-vindas a indivíduos com base em seu comprometimento com o Software Livre, não suas afiliações ou nacionalidades. FSFLA necessitará, certamente, ter sua base central registrada em algum país da América Latina (ainda não definido), e necessitará representação em vários países para interagir com os sistemas legais locais, mas isto será um detalhe de sua implementação prática, não a parte integral do desenho da FSFLA.