GNUvidades da FSFLA
Boletim #23
Junho de 2007

1. Editorial: FSFLA está crescendo
2. Rascunho "Última Chamada" da GPLv3
3. Na imprensa
4. Eventos
5. Procura-se ajuda

1. Editorial: FSFLA está crescendo

Após um extenso período de consulta pública sobre sua constituição, a FSFLA aprovou o texto que agora serve como base para o trabalho de seus membros e voluntários. O tempo de reestruturação passou e agora estamos caminhando em direção ao crescimento.

O mês de maio foi especialmente dedicado a este crescimento. Os membros da FSFLA, depois de vários meses de trabalho e interação com outras pessoas da comunidade latino americana, decidiu convidar cerca de 25 pessoas, de diversos países da américa latina, para fazer parte do seu grupo em forma de observadores do nosso conselho.

Observadores são convidados a participar das discussões do conselho, de modo a não só se manterem informados sobre nossas atividades, mas também ajudando-nos a servir melhor a causa do Software Livre na América Latina.

A idéia é expandir a equipe, e assim também expandir as atividades da FSFLA, de modo que a organização tenha maior alcance nas suas atividades em toda a América Latina.

Uma lista com os nomes será publicada assim que o processo estiver completo. Ainda aguardamos resposta de alguns convites enviados.

Se você tiver sugestões de ativistas do Software Livre que tenham se dedicado a causa, e que na sua opinião deveriam fazer parte do nosso time, não deixe de enviar um e-mail para info@fsfla.org.

2. Rascunho "Última Chamada" da GPLv3

Em 31 de maio de 2007, a FSF publicou o quarto rascunho de "última chamada" da versão 3 da Licença Pública Geral GNU.
http://www.fsf.org/news/gpl3dd4-released (em inglês)

Por favor nos ajude a escrutinizar e a traduzir esse rascunho, para que o texto final da GPLv3 seja o melhor que nós todos consigamos.
http://gplv3.fsf.org/gpl3-dd4-guide.html (em inglês)
http://www.fsfla.org/svnwiki/trad/GPLv3

Richard Stallman escreveu um ensaio sobre os benefícios da migração para a GPLv3. Por favor ajude-nos a traduzi-lo.
http://gplv3.fsf.org/rms-why.html (em inglês)
http://www.fsfla.org/svnwiki/trad/GPLv3-why

3. Na imprensa

O sítio de notícias Linux.com deu cobertura ao nosso progresso na campanha contra os Softwares Impostos.
http://www.linux.com/article.pl?sid=07/05/11/1813251 (em inglês)
http://www.fsfla.org/svnwiki/blogs/lxo/pub/freeing-the-lion.en (em inglês)

A revista brasileira ARede publicou um artigo sobre o lançamento do IRPF2007-Livre, e deu cobertura a uma de nossas apresentações no FISL 8.0.
http://www.arede.inf.br/index.php?option=com_content&task=view&id=963&Itemid=82
http://www.arede.inf.br/index.php?option=com_content&task=view&id=961&Itemid=82

O jornal brasileiro O Globo publicou algumas de nossas recomendações sobre distribuições GNU/Linux instaláveis 100% Software Livre.
http://www.fsfla.org/svnwiki/blogs/lxo/2007-05-07-sem-fronteiras-para-a-liberdade.pt

O jornal brasileiro Folha de S. Paulo nos perguntou 10 razões para não gostar da Microsoft. Além das várias formas de desrespeitar as liberdades de usuários, tais como práticas anti-éticas de licencamento de direito autoral e patentes, uso de DRM e negação de acesso a código fonte, listamos diversas outras, relacionadas ao abuso do poder de monopólio e outras atitudes anti-éticas e às vezes ilegais direcionadas a usuários e competidores. Reprovamos essas atitudes porque são ruins para a sociedade, não porque é a Microsoft. A Microsoft não tem um monopólio sobre qualquer uma delas, e as desgostamos independente de quem as cometa. Se Microsoft as deixasse de praticar, ela provavelmente seria bem-vinda à nossa comunidade.
http://www.fsfla.org/svnwiki/blogs/lxo/pub/microsoft-10.pt
http://adadigital.net/index.php?option=com_content&task=view&id=170&Itemid=2

4. Eventos

Alexandre Oliva apresentou "Free Software and the Matrix" no USP-EACH em 2 de maio e no ESLAM em 25 de maio, onde também participou de uma mesa redonda sobre vários aspectos legais de Software Livre e apresentou "As Ações Mais Legais da FSFLA."
http://eslam.comunidadesol.org


Alexandre Oliva vai palestrar no SESOL, de 6 a 9 de junho, em Fortaleza, Ceará. Além de "Free Software and the Matrix", vai apresentar "Magic Mirror on the Net, What's the Fairest License Yet? A GPLv3 fairness tale" (Espelho, espelho meu, Existe Licença mais Linda/Justa do que eu? Um conto de fadas/justiça da GPLv3) e "Speeding Up Thread-Local Storage Access from Dynamic Libraries" (Acelerando o Acesso a Variáveis Locais a Threads em Bibliotecas Dinâmicas).
http://www.sesol.ufc.br/sesol3/

Pedro Rezende vai participar da reunião da ABNT sobre padronização de OOXML em 14 de junho, em Brasília. ABNT é o órgão de padronização brasileiro.

Pedro Rezende vai palestrar sobre Cultura Livre no Século XXI em 20 de junho em Salvador, Bahia.

5. Procura-se ajuda

A FSFLA depende de trabalho voluntário de entusiastas do Software Livre. Se você pode e quer ajudar, por favor entre em nossos grupos de trabalho. Se você preferir trabalhar em outro projeto, por favor sugira em discusion@fsfla.org.
http://www.fsfla.org/svnwiki/about/participate.pt


Copyright 2007 FSFLA

Traduzido ao espanhol por Antonio Negro.

Permite-se distribuição, publicação e cópia literal da íntegra deste documento, sem pagamento de royalties, desde que sejam preservadas a nota de copyright, a URL oficial do documento e esta nota de permissão.

Permite-se também distribuição, publicação e cópia literal de seções individuais deste artigo, sem pagamento de royalties, desde que sejam preservadas a nota de copyright e a nota de permissão acima, e que a URL oficial do documento seja preservada ou substituída pela URL oficial da seção individual.