Novidades da FSFLA
Boletim #18
Janeiro de 2007

1. Editorial: Balanço de 2006, Perspectivas para 2007
2. Notícias e Eventos
3. Procura-se ajuda

1. Editorial: Balanço de 2006, Perspectivas para 2007

O ano passado não foi um ano tão bom quanto gostaríamos, mas foi um ano ótimo mesmo assim.

No final de 2005, esperávamos nos estabelecer juridicamente como fundação na Argentina no início de 2006. Infelizmente, ficou claro que algumas circunstâncias nos impediriam de operar em alguns países latino-americanos, particularmente o Brasil, então tivemos de rever nossos planos e nossos estatutos. Esperamos publicar em breve um rascunho de constituição para revisão pública.

No final de 2006, infelizmente perdemos 3 membros valiosos, justamente quando esperávamos começar a nos estender para outros países latino-americanos, com a iniciativa (GNU)2. Esse contratempo nos desacelerou significativamente enquanto redistribuímos nossos esforços e começamos a buscar novos membros.

Nossa campanha contra DRM, Entretidos e Controlados, ainda não foi lançada. Ainda que o grupo de trabalho tenha criado um ótimo nome e um ótimo logotipo, e nos oferecido os nomes de domínio, precisamos de mais trabalho voluntário para estabelecer o sítio da campanha e para criar conteúdo para ela.

Apesar de termos tido alguns grandes contratempos, ainda assim colecionamos vários sucessos.

Temos também sido cada vez mais freqüentemente convidados para falar sobre Software Livre em conferências, e sentimos um crescente interesse pelas opiniões da FSFLA em notícias, tanto dentro quanto fora da América Latina. Tivemos palestrantes na maioria das Conferências Internacionais da GPLv3, e organizamos uma delas.

(GNU)2 está decolando, ainda que lentamente, mas já notamos um crescimento significativo no número de pessoas de diversos países interessadas em participar da FSFLA e ajudá-la a crescer e se fortalecer nesse novo estágio de sua história.

A campanha contra "Softwares Impostos" no Brasil, segundo nossas informações, foi ouvida e gerou muita boa vontade em favor do Software Livre em várias seções do governo federal brasileiro. Ainda que nenhuma ação concreta tenha ido a público ainda, temos expectativa de grandes acontecimentos nesta área ao longo dos próximos anos, e esperamos que voluntários de outros países latino-americanos nos ajudem a dar início a campanhas semelhantes em outros países.

Alcançamos nossa primeira participação (informal) num processo judicial no Brasil, quando o IBDI (Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática) foi formalmente aceito como Amicus Curiæ, levando a voz da FSFLA à corte. Quando tivermos existência jurídica, esperada para início de 2007, poderemos ter maior participação em ações legais.

Pretendemos continuar progredindo em nossas campanhas em marcha, e começar ou nos envolver com outras.

Continuaremos publicando artigos em temas relevantes ao Software Livre: há dois quase prontos, um sobre DRM, outro sobre GPLv3. Esperamos continuar sendo convidados por conferências e publicações para divulgar as idéias de Software Livre, defendendo as liberdades de usuários e desenvolvedores no que diz respeito a software, e ter mais pessoas no grupo e em mais países latino-americanos para perseguir nossa missão.

Se você gostaria de nos ajudar nesses objetivos, entre em nossas listas de correio eletrônico, apresente-se, mostre comprometimento, interesse e participação consistentes, fazendo-se conhecido a outros voluntários, particularmente a membros do conselho, e você pode vir a se tornar um líder de grupo de trabalho, um observador do conselho e, se tudo correr bem, um membro do conselho.

Agradecemos a todos que nos têm apoiado, ajudado e doado tempo, esforço e dinheiro.

Não temos dúvida de que 2007 será um ótimo ano para o Software Livre. Mesmo assim, haverá grandes desafios, e FSFLA deverá estar à altura deles.

Feliz ano GNUovo!

2. Notícias e Eventos

Alexandre Oliva apresentou duas palestras virtuais no UMeet 2006. http://umeet.uninet.edu/umeet2006/english/prog.html (em inglês) tem os logs.

Ele vai participar de um painel sobre Software Livre e DRM no SENID (Seminário Nacional de Inclusão Digital), como parte da Bienal da UNE (União Nacional dos Estudantes), de 28 de janeiro a primeiro de fevereiro de 2007, no Rio de Janeiro. http://livre.une.org.br/ em breve terá os detalhes. O sítio oficial da conferência infelizmente exige e recomenda software proprietário.

Fernanda G. Weiden e Alexandre Oliva publicaram o artigo "DRM: Defectis Repleta Machina" na edição de dezembro da revista on-line ComCiência. O artigo está sendo reformulado como uma declaração oficial da FSFLA para a campanha Anti-DRM Entretidos e Controlados. http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=20&id=216

Na mesma edição de ComCiência, uma entrevista com Pedro A. D. Rezende discutiu controle da Internet, DRM e voto eletrônico. http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&tipo=entrevista&edicao=20

FSFLA foi consultada numa reportagem sobre a revisão da LPG-AP, uma licença de software criada para o estado brasileiro do Paraná. http://trends.newsforge.com/trends/06/11/27/1756206.shtml?tid=147&tid=150 (em inglês)

Agradecemos à revista Argentina "Users Linux" por re-publicar alguns de nossos editoriais, ainda que o título da revista chame o sistema operacional GNU pelo nome equivocado, e a Franco Iacomella por tê-lo providenciado. Corroboramos nossa permissão para qualquer um re-publicar nossos editoriais, boletins e artigos, de acordo com as regras estabelecidas em nosso sítio.

3. Procura-se ajuda

A FSFLA depende de trabalho voluntário de entusiastas do Software Livre. Se você pode e quer ajudar, por favor entre em nossos grupos de trabalho listados em http://www.fsfla.org/?q=pt/node/79. Se você preferir trabalhar em outro grupo que não tenha sido iniciado ainda, por favor sugira em discusion@fsfla.org.

Copyright 2007 FSFLA

Permite-se distribuição, publicação e cópia literal da íntegra deste documento, sem pagamento de royalties, desde que sejam preservadas a nota de copyright, a URL oficial do documento e esta nota de permissão.

Permite-se também distribuição, publicação e cópia literal de seções individuais deste artigo, sem pagamento de royalties, desde que sejam preservadas a nota de copyright e a nota de permissão acima, e que a URL oficial do documento seja preservada ou substituída pela URL oficial da seção individual.