Novidades da FSFLA
Boletim #8
Março de 2006

GPLv3

Desde o mês de janeiro deste ano, está em marcha o processo de atualização da licença mais popular do Software Livre, a GNU GPL. O processo de trabalha da GPLv3 começou em Boston, MA, EUA, em 16 de
janeiro passado e terá seu próximo capítulo na América Latina.

A Segunda Conferência Internacional sobre GPLv3 terá lugar em Porto Alegre, Brasil, como parte do 7º Fórum Internacional de Software Livre, a se realizar entre os dias 19 e 22 de abril deste ano.

Está confirmada a presença de Richard M. Stallman e de ativistas de Software Livre de todo o mundo.

FSFLA mantém a comunidade informada sobre os avanços no processo da GPLv3 através de nosso sítio web em www.fsfla.org

FSFLA participará ativamente od evento da GPLv3 e estará presente no Fórum Internacional de Software Livre (FISL 7.0) com uma palestra.

Equipes de trabalho

Já estão em andamento duas equipes de trabalho da FSFLA.

A equipe de tradutores está trabalhando intensamente na localização para português e espanhol dos documentos principais do processo de atualização da Licença GPLv3 e outros documentos de interesse par a comunidade de software livre latino-americana. Quem desejar acompanhar esse trabalho ou se inscrever na lista pode fazê-lo através de http://www.fsfla.org/cgi-bin/mailman/listinfo/traductores

A equipe de assuntos legais da FSFLA também já conta com sua lista de correios aberta ao público em
http://www.fsfla.org/cgi-bin/mailman/listinfo/legales

Ambos os espaços fazem parte de equipes de trabalho da FSFLA, que são abertos e de livre acesso a todas as pessoas que desejem colaborar e contribuir seu trabalho e idéias.

Sítio Web

Pouco a pouco, estamos alimentando nosso sítio web com informação de interesse par aa comunidade de Software Livre na América Latina e sobre as atividades que a FSFLA realiza.

O sítio agora conta com uma seção dedicada a legislações locais que tenham algum tipo de impacto ou influência sobre o desenvolvimento e a distribuição de Software Livre. Se seu país ainda não está na lista de países cujas legislações publicamos, não hesite em nos contactar em info@fsfla.org e nos ajudar a colocar ali a informação necessária.

Mais informação em www.fsfla.org

Eventos

Durante o mês de fevereiro, vários membros da FSFLA estiveram trabalhando em diferentes lugares da América Latina.

Federico Heinz, atual presidente da FSFLA, ofereceu uma série de conferências na Cidade do México e em El Salvador. Em ambos os países participou de atividades junto à Oficina México, América Central e
Caribe da Fundação Heinrich Boell. Em seu giro pelo américa central, Federico trabalhou com várias organizações sociais em questões relacionadas ao Softwarew Livre e accesso ao conhecimento.

Por sua parte, Beatriz Busaniche esteve em Cuba, onde participou da 15ª Feira Internacional do Livro de Havana, apresentando o livro "Um Mundo Patenteado? A privatização da vida e do conhecimento" (tradução livre de "¿Un mundo patentado? La privatización de la vida y el conocimiento"), junto a Silke Helfrich, da Fundação Boell. Também participou de uma série de eventos no Centro Cultural Juan Marinello, na Universidade de Havana, junto ao grupo de usuários de Software Livre Linux Habana e na sede da Oficina Cubana de Propriedade Industrial (OCPI) onde ofereceu um workshop técnico sobre patentes de software.

Em 25 de março próximo se realizará o 2º Festival de Instalação de Software Livre de forma conjunta em várias cidades da América Latina. FLISOL é um evento que promove o uso de software livre e a integração de comunidades de usuários de software livre em todos os países da América Latina. Se você já é usuári[oa] de Software Livre pode se unir e colaborar com o evento, contactando o grupo de usuários que organiza FLISOL em sua cidade. Sua ajuda nos ajuda a tod[oa]s! Mais informação, a lista de cidades onde ocorrerá o FLISOL e como colaborar, já está disponível em http://installfest.info/