Este é o boletim número zero da FSFLA.

Este é nosso primeiro boletim mensal como forma de informa-los(as) sobre nosso trabalho e atividades na FSFLA. No dia primeiro de cada mês, enviaremos um e-mail para nossa lista de anúncios, com um resumo de nossas atividades, decisões e deliberações realizadas nos últimos 30 dias.

Novos membros de nossa equipe

Os brasileiros Luiz Fuzaro e Alexandre Oliva foram integrados a equipe de trabalho da FSF América Latina.

Luiz trabalha há 20 anos na área de informática como consultor, programador e desenvolvedor de soluções de tecnologia da informação para áreas críticas de negócios. Tem formação técnica em administração de empresas, análise de sistemas, bases de dados e sistemas operacionais. Está ativo em projetos relacionados a GNU/Linux desde 1997, ano em que decidiu se dedicar integralmente ao Software Libre.

Alexandre é Engenheiro em Computação (1995) e mestre em Ciência da Computação (1998). Trabalha com Software Livre desde o começo dos anos 90, desenvolve e promove a filosofia desde meados deste década. Realizou contribuições ao projeto GNU desde então, atuando em projetos como Amamda, Kaffe, GNU Libtool, GNU Automake, GNU Autoconf, GNU Compiler Collection, GNU binutils, GNU libc, GNU debugger e em alguns patches para o Kernel Linux.

Eventos

FSFLA realizou sua primeira apresentação oficial durante o Fórum Internacional Software Livre (Fisl 6.0) em Porto Alegre, Brasil. Fernanda Weiden, Mario Bonilla, Luiz Fuzaro e Alexandre Oliva estiveram presentes no evento, acompanhados por Janet Casey e David Turner da FSF (Estados Unidos).

Durante o Segundo Congresso Nacional de Software Livre da Argentina, Usuaria 2005, membros da equipe de trabalho da FSFLA fizeram apresentações sobre licenciamento, patentes de software e sustentabilidade do Software Livre. Estiveram presentes Enrique Chaparro, Beatriz Busaniche e Federico Heinz, com uma apresentação como keynote sobre a licença GNU GPL.

FSFLA também participou da edição 2005 da GNU/LinuxTag, o maior evento de Software Livre da Europa, realizado entre 22 e 25 de junho em Karlsruhe, Alemanha. Fernanda Weiden, Beatriz Busaniche e Federico Heinz participaram do evento acompanhando a equipa da FSFE em um dos seus stands. Georg Greve e Federico Heinz realizaram uma apresentação conjunta sobre a filosofia do Software Livre e o trabalho da rede de FSFs, em particular as atividades da FSFE e os primeiros passos da FSFLA.

Trabalho em andamento

A equipe da FSFLA está trabalhando atualmente na conformação legal e formal da FSFLA. Em breve publicaremos a estrutura organizacional na qual estamos trabalhando por estes dias.

Equipe FSFLA