[Softwares-impostos] Minha mensagem

Gustavo Noronha Silva kov em debian.org
Sexta Outubro 20 02:29:13 UTC 2006

Abaixo a minha mensagem, que enviei há pouco pelo formulário:

Se tem uma coisa que eu valorizo é a minha liberdade. A única forma de
garantir minha liberdade no que diz respeito ao uso do meu computador é
fazê-lo funcionar com Software Livre. Com SL eu posso me livrar de
inconvenientes e contribuir à comunidade mundial a minha solução.
Também tenho a capacidade de saber o que exatamente está acontecendo
"sob o capô" do meu sistema: conhecer as entranhas, não só como forma
de fazer parte do desenvolvimento da tecnologia, mas também como forma
de garantir que meus dados estão seguros, não sendo enviados para
empresas fabricantes de software. Saber que os processos que tratam
meus dados são realmente os devidos.

É esse nível de transparência que eu espero dos softwares que eu uso
para interagir com o Governo do meu país. O governo me obriga, no
entanto, a utilizar softwares proprietários para acessar várias das
informações ou serviços que presta: começando pelo programa que me
permite fazer a declaração de imposto de renda, passando pelos portais
e aplicações web ministeriais que exigem o uso do navegador da
Microsoft por serem mal-codificados, desembocando na disponibilização
de informações por meio de arquivos em formatos proprietários (como
o .doc) ou executáveis específicos de um sistema operacional
proprietário.

--
  Gustavo Noronha Silva <kov em debian.org>
http://www.debian.org/ | http://kov.eti.br/