[Sitio] Re: Tradução da GPLv3 GNU para Português Brasil (estou usando Google Docs e compartilho o documento)

Alexandre Magno alexandre.mbm en gmail.com
Sab Dic 29 17:27:57 UTC 2007

Olá!

Eu enviei vários e-mails para gplv3brasil en gmail.com com minhas
colaborações de tradução. Mas estava muito desorganizado, pois eu
identificava falhas que deveriam ser corrigidas com outros novos
e-mails.

Como pode ser lido início do documento compartilhado por mim, ou visto
abaixo (para os que não tem acesso ao documento), outros esforços
existem de tradução da GPLv3 para português. Seria ótmo se
conseguíssemos articular os três esforços em um só. Eu sei que a
melhor opção talvez não seja usar o Google Docs, como estou fazendo
para um "uso particular" - que secundariamente está se estendendo a
vocês. Mas pode ser aceitável. Pelo menos vou usar este recurso, o
Google Docs, de forma particular para meu estudo da Licença. Mesmo
assim, estou compartilhando o documento.

Os wikis que visitei estão desorganizados em minha opinião, e de
difícil acesso, em termos de cadastrar-se para a possibilidade de
edição. O wiki da FSFLA tem um layout um pouco esquisito para a página
de tradução, tentando concentrar três línguas em uma única página por
meio de uma disposição vertical, que não permite seleções de blocos de
textos (para impressão) facilmente. Mas aquela escolha foi motivado
por ótima intenção de facilitar ao máximo o intercâmbio entre os
idiomas.

Minha sugestão é usarmos um wiki apenas, para textos em português de
Portugal e português do Brasil, e que o layout desse wiki e a forma de
participação (facilidades de cadastro ou ausência dessa necessidade)
seja atrativa ou convencional. Talvez se concentrássemos tudo no
Neoscópio, em duas páginas diferentes, ou várias páginas, uma página
por seção de cada idioma... Como aquele layout usado no Neoscopio é
mais convencional, digo, mais comumente usado, devido ao sucesso dos
projetos da MediaWiki Foudation (Wikipedia, Wikisource etc), a
tradução talvez flua melhor.

http://www.fsfla.org/svnwiki/trad/GPLv3
http://gpl3brasil.pbwiki.com/GPLv3
http://gpl3.neoscopio.org

Estou encaminhando mensagens para os três interessados, sendo
destinado principalmente ao gplv3brasil en gmail.com, meu primeiro
contato. Meu interesse maior é português do Brasil.

Obrigado.

--
Alexandre Magno - converse online comigo:
http://alexandre.mbm.googlepages.com/plugoo