[Legales] Projeto brasileiro violando a GPLv3

Gandalf O Branco gandalf.magodanet en gmail.com
Dom Oct 30 00:56:37 UTC 2011

Boas noites a todos!

Meu nome é Roberto. Sou um antigo mainteiner Microsoft de uma empresa.
Hoje, já aposentado, estou eu e alguns amigos nos aventurando pelo mundo
Linux. Nessa nossa nova empreitada, nos deparamos com uma situação muito
ruim. Descobrimos um projeto brasileiro, chamado BrazilFW, que ostenta a
bandeira do software livre, inclusive mantém em seus sistemas de
distribuição ao publico uma cópia da GPLv3 como a licença para todo seu
sistema.

Mas analisando seu fórum de discussão, descobrimos alguns indícios de
conteúdo fechado, criptografado. Para piorar as coisas, descobrimos que
parte dos códigos fontes não são liberados nem distribuídos. Abri uma
discussão sobre o tema no fórum under-linux:

http://under-linux.org/f141/violacao-de-gplv3-como-proceder-152130/

No decorrer do debate, ficou claro que todos do projeto tem consciência
da violação da GPL, até achando normal tal atitude.

Então, eu e alguns amigos que participam deste debate estamos aqui
pedindo informações de como agir. O que podemos fazer para que este
péssimo exemplo não contamine mais usuários do software livre? Como
lutar contra isso? Que consequências pode ter a violação da GPL?

Nós aguardamos informações.

Abraços