[Legales] "Dual OS" e possível violação da GPL

Rafael Roquetto rafaelroquetto en gmail.com
Mie Ene 30 11:20:38 UTC 2008

Caros amigos,

Gostaria primeiramente de expor a minha chateação com esse tipo de
gente que se aproveita de todo o esforço de nossa comunidade para dar
uma de espertinhos e querer levar vantagem. Sim, essa gente que se
espalha como um cancer.
Saiu no BR-Linux.org:
http://br-linux.org/2008/videos-da-nova-versao-do-dual-os-distribuicao-nacional/
-> Por favor, chequem os vídeos antes de continuar a leitura.

Pronto?

Como podem ver, está claro que trata-se de uma distribuição GNU/Linux
com grande maquiagem para que se pareça com o Windows da Microsoft.
Mas isso não me incomoda tanto.
O que me incomoda são os seguintes pontos:
1. Não nenhuma menção às marcas originais, como GNU/Linux, KDE, Gnome,
Wine, ou o que quer que ele use. Não sei se isso caracteriza uma
violação da GPL, acredito que não mas isso pra mim é agir de má fé, no
contexto especial deste produto.
2. Acho completamente justo o autor praticar a venda do produto:
afinal, ele deve ter tido um grande trabalho e é um direito seu a
prática da venda. _MAS_, quando fui procurar o link the download no
site da empresa, me deparei com três coisas que podem caracterizar
violações da GPL:

        a. Para efetuar o download de uma versão trial (*veja o
próximo item), é necessário um cadastro que exige várias informações
pessoais. Alguém poderia me dizer se isto está correto? Até onde eu
sei, o download DEVE ser livre, e isso é um impedimento da minha
liberdade, uma chantagem.
        b. Sim, aparentemente os downloads disponíveis são de versões
trials que expiram após 45 dias (foi o que eu vi em um dos vídeos).
Que história é essa de versão trial? O cara pode querer vender o
software livre, mas não pode me obrigar a comprar, não é mesmo?
        c. Onde estão os fontes? Pelo o que deu pra deduzir, tudo me
parece trabalho derivado, desde as modificações do OpenOffice, até a
área de trabalho, etc. Quero saber onde estão os fontes.

Eu gostaria muito, muito mesmo de esclarecer este caso. Espero estar
errado, mas o que não precisamos é de sangue sugas que fazem o uso de
tecnologia pública e não revertem nada para a comunidade. Se alguém
estiver interessado, por favor me ajude.

Grato,
Rafael