[Legales] Re: Direito Moral, Software e Manuais Livres

marcelo schultes schultex en hotmail.com
Mie Mayo 24 20:37:30 UTC 2006

A coisa é um pouco mais complexa e passa em primeiro lugar pelo conceito de
autor. Para a lei de direitos autorais (lei 9610/98), autor será sempre uma
"pessoa física", pois é da sua natureza criar obras protegidas pelo direito
autoral. As empresas não podem ser autoras, assim como não podem tomar um
copo d'água, pois não é da sua natureza.

Entretando a lei do software (lei 9609/98) abriu uma exceção, onde as
empresas (que tenham empregados pessoas físicas que desenvolvam software
para a empresa, ou que contrate o desenvolvimento de software por empresas
terceirizadas) podem assumir a figura de "autor", inclusive com relação aos
direitos morais. A essa situação chama-se ficção jurídica. Essas empresas
necessitam, obrigatoriamente ter em seu objeto social o desenvilvimento de
software.

Diz-se que essa medida veio para tornar mais fácil o combate à pirataria,
pois seria muito mais fácil a empresa ser a autora sozinha do que juntar num
processo dezenas, centenas, ou até milhares de programadores e discutir qual
o grau de autoria de cada um no software da empresa... Não sei se esse
argumento é valido.

Enfim o fato é que existe isso, e é importante os programadores conhecerem
deste fato e discutí-lo nos contratos de trabalho ou terceirização.

Marcelo Schultes