Re: [Legales] Definição legal - software aberto x software livre - ADI

Omar Kaminski omar en kaminski.adv.br
Dom Mayo 14 18:44:26 UTC 2006

Oliva,

Ao meu ver, o melhor que podemos conseguir desde já com o amicus na ADI são
algumas novas e velhas conclusões com base em opiniões de terceiros. Isso já
é uma vitória porque nos força a pensar, estudar, comparar, reavaliar, etc.

Pois bem, temos aquele esboço do amicus que te mandei. De tudo isso, as
possibilidades:

- A petição de amicus do IBDI está parada, e não sei de nenhum advogado que
queira mexer nele agora (Thompson? Thiago Tavares? ...?). Ou deixamos como
está (não entramos com o amicus), ou tentamos trabalhar mais um pouco em
cima e entrar com isso o quanto antes.

- Vi que você está trabalhando em cima de um texto para a ADI. Na pior das
hipóteses vira artigo, então não é trabalho perdido. Minha opinião é que ele
fosse incorporado na atual petição do amicus em nome do IBDI. Claro, a FSFLA
e seu nome serão mencionados.

Para ser juntado como "parecer", como anexo, deve ser impresso com papel
timbrado e assinado. No caso de Pedro Rezende, mesma coisa, embora ele seja
membro do IBDI ele não é advogado, não tem procuração, etc. (Aliás, Rezende
está nesta lista legales?). Porque fica difícil, não sei nem se é aceitável
juridicamente uma entidade (IBDI) representar a outra (FSFLA) por falta de
constituição jurídica formal.

Talvez seja o caso de só explicar que está sendo formalizada, etc, e
justificar no cabimento a representatividade da FSFLA, como fiz com o IBDI.
Ou seja, a FSFLA pode entrar com um amicus sozinha, mas o ideal é que fosse
constituída legalmente no Brasil e contasse com um ou mais advogados para
assinar a petição. Veja como a Abes/Assespro fizeram.

O que acha(m)? Qual a melhor idéia ou estratégia?

[]s