[FSFLA] Fwd: You have been placed on moderation

Adonay Felipe Nogueira adfeno en hyperbola.info
Lun Oct 30 12:40:27 UTC 2017

Concordo que a descentralização/federação e a distribuição são
características básicas da Internet, mas para que haja sustentabilidade,
é requerido que todos os dados funcionais em questão sejam livres. Nesse
sentido, me pergunto se o trabalho de ambos os mencionados realmente
observam esse requerimento fundamental da mesmo forma e com a mesma
prioridade de forma completa.

Em resumo, apenas ser descentralizado/federado e distribuído não é
suficiente. Além disso, é necessário que um dado funcional seja
detalhadamente avaliado por várias pessoas para poder ser considerado
como livre. Projetos como Free Software Directory (criado pela UNESCO,
mas agora mantido pela Free Software Foundation e atualizado por
voluntários, em [1]), os repositórios de distribuições de sistemas
livres (somente as listadas em [2] e [3]) e os de adição em listas
negras (tais como o GNU Linux-libre, [4], [5] e [6]) são importantes
para esse tipo de avaliação.

Tentei encontrar mais informações sobre o trabalho dos mencionados de
forma que descrevesse estes detalhadamente, mas todos os recursos estão
em lugares não acessíveis apenas com /software/ livre.

[1] <https://directory.fsf.org/wiki/Main_Page>.

[2] <http://www.gnu.org/distros/free-distros.html>.

[3] <http://www.gnu.org/distros/free-non-gnu-distros.html>.

[4] <https://libreplanet.org/wiki/LinuxLibre:Devices_that_require_non-free_firmware>.

[5] <https://git.parabola.nu/blacklist.git/>.

[6] <https://libreplanet.org/wiki/List_of_software_that_does_not_respect_the_Free_System_Distribution_Guidelines>.

willi uebelherr <willi.uebelherr at riseup.net> writes:

> Dear Adonay,
>
> the root of the internet was the free/libre software, the free/libre
> hardware, therefore the free/libre technology. And this part is the
> most strong part in this environment.
>
> Ermanno Pietrosemoli (Venezuela) and Mike Jensen (South Africa) work
> for community interconnection with telecommunication.
>
> And, can be that outside of our scope? Only if we have a board in
> front of our brain.
>
> greetings, willi

- https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno
- Palestrante e consultor sobre /software/ livre (não confundir com
  gratis).
- "WhatsApp"? Ele não é livre. Por favor, veja formas de se comunicar
  instantaneamente comigo no endereço abaixo.
- Contato: https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno#vCard
- Arquivos comuns aceitos (apenas sem DRM): Corel Draw, Microsoft
  Office, MP3, MP4, WMA, WMV.
- Arquivos comuns aceitos e enviados: CSV, GNU Dia, GNU Emacs Org, GNU
  GIMP, Inkscape SVG, JPG, LibreOffice (padrão ODF), OGG, OPUS, PDF
  (apenas sem DRM), PNG, TXT, WEBM.