[FSFLA] conferencia de Guix y GuixSD mañana

Adonay Felipe Nogueira adfeno en openmailbox.org
Vie Abr 14 23:50:37 UTC 2017

Seria bom também exemplificar dois possíveis problemas com Docker:

- Primário: Repositório externo, o qual não se pode garantir que os
  /containers/ baixados são de fato de acordo com GNU FSDG. Isso também
  ocorre com gestores de pacotes específicos para cada linguagem (e.g.:
  pip para Python, npm para NodeJS). Inclusive, tem toda uma discussão
  sobre isso na lista libreplanet-discuss: explicado brevemente em
  [[https://lists.gnu.org/archive/html/libreplanet-discuss/2016-04/msg00133.html]],
  e com a discussão inteira iniciando em
  [[https://lists.gnu.org/archive/html/libreplanet-discuss/2016-04/msg00103.html]].

- Secundário: /Containers/ com pacotes desatualizados. Citar caso da
  vulnerabilidade /shellshock/ que afetou vários /containers/ no ano
  passado.

- Secundário: A lei de Conway --- aquela observação de que o trabalho de
  uma organização (com ou sem fins lucrativos, formal ou informal)
  reflete sua estrutura social --- se aplica aos programas de
  computador. Isso explica porquê muitos projetos externos escolhem
  "fazer fork" ou "embutir tudo dentro da mesma mala". O GNU Guix
  recomenda que mantenedores de pacotes enviem correções ao projeto
  original, ou ajudem estes a enviá-las aos projetos cujo este depende,
  de modo a evitar estas ações de "fork" e "embutimento", evitando
  efeitos negativos da lei de Conway. Outro argumento é dado por Andy
  Wingo, contribuidor do GNU Guix, em
  [[https://www.wingolog.org/archives/2015/11/09/embracing-conways-law]]
  (não sei qual a licença do artigo, tens que contatar Wingo e pedir que
  ele coloque notificação de licença).

--
- [[https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno]]
- Palestrante e consultor sobre /software/ livre (não confundir com