[FSFLA] Libreboot x60 e Yeeloong

Paulo César Pereira de Andrade paulo.cesar.pereira.de.andrade en gmail.com
Vie Sep 12 12:35:06 UTC 2014

> Oi pessoal
>
> Queria saber se é possível adquirir alguma dessas máquinas, aqui no
> Brasil ?
>
> Libreboot x60
> http://shop.gluglug.org.uk/product/ibm-lenovo-thinkpad-x60-coreboot/
>
> Yeeloong
> http://www.lemote.com/en/products/Notebook/2010/0310/112.html

  Acho que eu comprei o ultimo Yeeloong no final do ano passado :)
Comprei mais para ter um ambiente extra extra para testar mudanças
em https://savannah.gnu.org/projects/lightning
  Brincadeiras a parte, talvez ainda estejam vendendo, mas lembro
que num dos chats que tive com o fornecedor, pelo alibaba, eles não
iriam mais vender para o Brasil. Aqueles problemas básicos de
taxas (que eu paguei) dai erraram ao digitar meu email aqui no
Brasil, não mandavem nem notificação nem cobrança, mas abusei
da sorte, usei o email nada curto que estou usando agora :) levou
quase quatro meses para receber, e mesmo depois que chegou,
vieram cobranças duplicadas, que tive que contestar.

> Pesquisei e não tive resultados positivos, não possuem em estoques e
> não fabricam mais. A última informação que tive do Yeeloog que iriam
> fabricar a segunda geração - isso tem mais de um ano e nada.

  Mas eu acho que falta algum tipo de fornecimento, incentivo do
governo (em vez de taxas exorbitantes) e que pessoas saibam sobre
o produto. Daí deveria vender bem em eventos, escolas ou faculdades
voltados a Linux, ou outro SO que rode em MIPS (vem com um disco
de 160G, Debian instalado, e uma segunda partição de 80G+ livre
para poder instalar outro SO, ou simplesmente montar e usar...)

> - --
>         Albino
>         binoanb.eti.br

Obrigado,