Projeto educacional para a FSFLA

Ana Maria Albuquerque anamalbuquerque72 en gmail.com
Mie Ene 25 12:29:21 UTC 2012

Olá Quirillo,

Que saudades. Te adoro! Um dos aspectos da criatividade é colocar duas
ideias aparentemente distantes e diferentes e tentar estabelecer
conexões entre ambas. Eu acho que atualmente o espirito natalino
perdeu muito o seu sentido por causa do consumismo que existe nesta
época e neste sentido não teria nada a ver com o universo do software
livre, concordo. ]

Mas se pensarmos sob outra ótica, tais como de fazer um ativismo em
software livre usando aspectos do mundo imaginário das crianças, aí
passa a fazer mais sentido. Temos que pensar na ideia sobre o olhar de
uma criança, ou seja, você trabalhar conceitos tecnológicos utilizando
elementeos do mundo da fantasia das crianças.

Acredito que o uso do software livre prevê uma nova ética no uso das
tecnologias digitais, e busca um mundo que promova as 4 liberdades
digitais e um mundo tecnológico mais justo que contrapõe tecnologias
de caixa preta ou o universo tecnológico de empresas como Apple que
querem o controle total. Usando a imagem de mamae noel eu posso falar
com mais facilidade para as crianças de conceitos de tecnologia do
universo do software livre, indicar contos da FSF como o Porco e a
Caixa que falam de DRM, uso seguro de tecnologia e prevenção ao
cyberbullying e outras ciberviiolências, explicar o que é uma lenda
urbana e etc.

Fica mais fácil falar destes conceitos e receber a atenção das
crianças quando você usa um personagem do imaginário infantil em um
ambiente virtual fechado onde eu possa usando o personagem da mamãe
noel  falar de software livre de uma forma lúdica. Digo isso, porque
quando eu fiz meu mestrado com crianças em um telecentro, eu não sabia
como entrar na comunidade carente e como minha tia de Santos e sua
familia se fantasiavam de familia noel e faziam um lindo show natalino
na sacada do apartamento tornando-se a mamae noel mais famosa de
Santos. Eu inspirada neste exemplo resolvi também fazer o mesmo e
passei a ser recebida depois com muito carinho pelas crianças da
comunidade porque falei na linguagem delas e foi um dos momentos mais
felizes de minha vida.

Versão portunhol.
Olá Quirillo,

Te adoro. Uno de los aspectos de la creatividad es poner dos ideas
aparentemente diferentes y tratar de establecer conexiones entre
ellos. Creo que ahora el espíritu de la Navidad del shopping centers
perdido su significado debido al consumismo que existe en este momento
y mirando sob este aspecto no tiene nada que ver con el universo del
software libre.

Pero si pensamos de otra manera, como para hacer un activismo del
software libre usando  los aspectos del mundo imaginario de los niños,
começa a tener más sentido e fica más facil ablar de conceitos
tecnológicos com los niños usando um personage del imaginario
infantil. Tenemos que mirar esta idea sobre el aspecto de los ojos de
un niño, onde usted trabaja conceptos de la tecnología con elementos
del mundo de fantasía de los niños. Yo creo que el uso de software
libre proporciona una nueva ética en el uso de las tecnologías
digitales, y un mundo que busca promover las cuatro libertades y un
mundo más justo que la tecnología digital que por sua vez se opone a
la tecnología y el caixa preta que se opone al universo tecnológico de
las empresas como Apple desea un control total.

Utilizando la imagen de la señora Claus en un vídeo de YouTube, ou en
uma plataforma virtual fechada poderei hablar para ninos  sobre el uso
seguro de la tecnología y la prevención del acoso cibernético y otras
ciberviiolências, explicar o que es una leyenda urbana. Y crear un
entorno virtual en el que se puede abrir como la Sra. Claus habla de
software libre de una manera lúdica y el uso de elementos del universo
infantil. Cuando hice mi maestría con los niños, yo no sabía cómo
llegar a la comunidad pobre y me vesti de mamae noel e fiz mucho
sucesso com los niños de la comunidad.

Saludos,
Ana Maria.