Processo contra a microsoft.

Paulo César Pereira de Andrade paulo.cesar.pereira.de.andrade en gmail.com
Mie Ene 18 18:45:58 UTC 2012

Em 18 de janeiro de 2012 15:36, Andre Caldas
<andre.em.caldas en gmail.com> escreveu:

> [...]
> principalmente com respeito a laptops.

> Então, estou interessado no conteúdo do acordo. :-)
> Na verdade, estou interessado em investigações e/ou condenações por
> práticas ilegais que dificultem a instalação ou distribuição de
> sistemas que não são da microsoft.

> Exato. É no conteúdo deste acordo que estou interessado.

> Desculpa... mas e daí?
> Parece que você está argumentando que o abuso que a microsoft exerce
> sobre os consumidores (eu) é aceitável, porque "quem compra com linux
> é só pra apagar e colocar ilegalmente windows". É isso que você está

  Estava tentando falar sobre detalhes técnicos de integração de hardware
e software. Normalmente é muito mais fácil fazer o reverso, que é desinstalar
Windows, instalar Linux, *BSD, opensolaris (que deve morrer agora que a
Oracle comprou a Sun...), talvez Hurd :-) e ter um sistema funcional.

  O problema começa com fabricantes de hardware, que querem proteger
seus "segredos industrais", e daí fornecem drivers apenas para Windows,
mas devido a pressão do mercado, fornecem drivers para Linux também;
você ficaria surpreso com a dificuldade de conversar por semanas com
pessoal de Taiwan e com sorte, receber um tarball com alguns arquivos
.c e um ou mais arquivos objeto, ou tentar convence-los a reconstruir
drivers e bibliotecas para poder fazer todo o conjunto funcional.

Paulo