Recomendação de distribuição GNU/Linux 100% Livre

Rodrigo Rodrigues da Silva pitanga en members.fsf.org
Jue Feb 2 01:45:56 UTC 2012

Olá John,

On Wed, 2012-02-01 at 13:54 -0200, John DeRose wrote:

> E se a 'distro livre' atualmente não tem suporte ao meu hardware, devo
> ficar
> sem utilizá-lo?

Tudo depende de que concessões que você estará disposto a fazer em nome
da sua liberdade. Eu conheço uma pessoa que ficou cerca de um ano sem
usar wi-fi pois sua placa não tinha um firmware livre.

Eu não fiz isso, mas não sosseguei até encontrar uma placa wifi em um
notebook velho que funcionasse com um firmware livre, e substituí a
original. A partir desse momento, só usei o Trisquel GNU/Linux.

> Não sei desenvolver, nem tenho como arcar com desenvolvimento de
> drivers.

Isso não o impede de usar uma distribuição 100% livre e instalar na mão
apenas o que precisar (por exemplo, um firmware não-livre para uma placa
wifi) enquanto você não tem uma alternativa.

E, convenhamos, trocar uma placa wi-fi pode sair de graça se você souber
procurar. Na pior das hipóteses, tome o cuidado de comprar apenas
hardware que não o obrigue a instalar software proprietário quando for
comprar outro computador.

Alguns drivers de vídeo livres também não tem toda a funcionalidade dos
drivers proprietários correspondentes, pois os fabricantes não liberam
algumas informações. É o preço que se paga pela liberdade.

> Ou seja, eu quero promover software livre, mas como usuário final
> dependo de
> alguns recursos indisponíveis no momento, e é aí que o Debian tem
> aparecido
> com sua política de miscigenação de tecnologias.

Vale lembrar que isso não é uma questão tecnológica (é tudo software!),
mas puramente ideológica.

De fato, o que aconteceu nos primórdios do sistema GNU era uma
dependência sistemática de componentes não-livres, pois o sistema foi
sendo feito aos poucos, substituindo os componentes do Unix (que já
tinha sido projetado para ser modular), que eram proprietários, um a um.

--
Rodrigo Rodrigues da Silva

http://garoa.net.br
http://gnu.org